Não há dúvidas de que a cultura de moda masculina vive seu melhor momento. O acesso a informação (leia-se internet) faz com que o homem da nossa geração tenha contato direto com esse universo sem necessidade de exposição. Sim, porque por maior que seja a evolução, a discrição ainda faz parte da natureza do sexo masculino.
O mercado vem crescendo exponencialmente e formando consumidores mais informados e conscientes. A Pitti Uomo registrou recorde na participação de expositores estrangeiros durante a última edição, o The New York Times lançou um caderno voltado à moda e lifestyle masculinos, além da London Collections: Men, que tem ganhado cada vez mais importância fora da Europa. Tem mais dinheiro rolando, mais marcas aparecendo e até uma nova semana de moda.
Depois de alguns anos estudando estratégias, o CFDA (Council of Fashion Designers of America) decidiu criar a primeira New York Fashion Week: Mens. A notícia pipocou em fevereiro deste ano, deixando não só os boys do street style em polvorosa, mas também a economia.
Fonte: Tommy Ton
Steven Kolb, CEO do CFDA, diz que Nova York não está tentando ser Londres, Milão ou Paris, e que os designers americanos têm tanta criatividade quanto os europeus, por isso merecem sua própria plataforma. Lembrando que o patrocinador oficial do evento é a gigante Amazon.
Mas o que faz das semanas de moda europeias um sucesso? Bom, vamos lá. Cada lugar tem a sua história e quem sou eu para conta-las aqui, mas se puder resumir em poucas palavras, acho que seria mais ou menos assim: Milão domina o calendário com as marcas mais fortes do mundo. Paris é livre. Tem estilistas de peso? Tem. Mas eles se apegam a isso? Não. Existe um senso de descoberta e desprendimento típico dos franceses. Já Londres, que hospeda a minha semana de moda masculina preferida, tem quase que um sentimento maternal com novos nomes. É a capital que mais apoia young designers a se desenvolverem, oferecendo estrutura e, principalmente, confiança. Acho que esse foi o motivo pelo qual demorou algumas temporadas para pegar de verdade.
Como será em Nova York? Só o tempo dirá. Só espero que a mania boba de perfeição dos americanos não tire o charme da coisa toda.
Tira o combo colete + chapéu (de palha, porque faz calor demais em NYC essa época do ano) do armário e cola lá!
Quando? 13 a 16 de julho.
Onde? Skylight Clarkson Square, em Manhattan.
Lineup:
13.07
Abertura
14.07
Thom Browne
Public School
Timo Weiland
Nick Graham
Duckie Brown
Engineered for Motion
Calvin Klein Collection
Todd Snyder
Rochambeau
Rag & Bone
Ovadia & Sons
Anzevino Getty
Thaddeus ONeil
N. Hoolywood
15.07
Michael Kors
John Elliott + Co
Michael Bastian
Thorsun
Richard Chai
Tommy Hilfiger
Asaf Ganot
Greg Lauren
Nautica
Theory
Loris Diran
Tim Coppens
Gypsy Sport
Alexandre Plokhov
Billy Reid
16.07
Coach
Perry Ellis
deTROIT
Orley
Polo Ralph Lauren
Parke & Ronen
Ricardo Seco
Capsule
Hickey Freeman
Craft Atlantic
Robert Geller
Siki Im
Lucio Castro
John Varvatos