GUIA DE RELÓGIOS CLÁSSICOS (PARTE 2)

Fala, galera! Dando continuidade a nossa matéria sobre relógios clássicos sem perder o timing, vamos seguir em frente contando um pouco da história de marcas e modelos de relógios que se mostraram indiferentes a modismos e fizeram época.

1 – Audemars Piguet Royal Oak

relogios1

Audemars Piguet é sem dúvida uma das marcas de maior status em meio a este amplo segmento. O modelo Royal Oak especificamente foi introduzido em 1972 após Gérald Genta, designer da marca, receber um pedido inusitado de seu diretor por um “relógio de aço sem precedentes”.

Com caixa octogonal, ângulos retos e parafusos aparentes, o modelo foi concedido e desde então se mostrou a frente da sua época. Por sua vez o nome “Royal Oak” surgiu após o rei Charles II utilizar uma árvore deste nome para se esconder de Oliver Cromwell que desde então passou a ser símbolo de poder e proteção.

2 – Omega Speedmaster Moonwatch

relogios2

O primeiro relógio a dar um passeio pela Lua! Com esta introdução não precisaria dizer mais nada…

Introduzido em 1957, foi o responsável por acompanhar astronautas em todas as missões da Nasa quando, finalmente em 1969, Buss Aldrin pisou na Lua. O astronauta estava em posse de um modelo do relógio, o que permitiu que o nome “Moonwatch” viesse após o feito.

3 – Richard Mille Tourbillon

relogios3

Sem dúvidas este é um dos modelos menos acessíveis da nossa lista. Este teve sua estréia relativamente tarde, em 2001. A época, um dos fatos que mais chamaram atenção foi justamente o preço: nada menos do que U$100.000,00 (cem mil dólares). Não, você não leu errado!

Ao mesmo tempo em que se via único no segmento, a marca foi capaz de encontrar um nicho de pessoas que estavam dispostas, e acima de tudo se sentiam confortáveis, a pagar este montante por um relógio. Com a máquina do relógio aparente, design forte e robusto, a RM abriu espaço para uma série de relógios que viriam após seu surgimento.

4 – Cartier Tank

relogios4

Apesar de ser muito mais conhecida por sua obras em joalheria do que por seus relógios, a Cartier lançou seus primeiros modelos em 1912, contando com máquinas produzidas e fornecidas pela Jaeger LeCoulte. Em 1917 apresentou seu modelo Tank que vinha de uma inspiração nos modelos de tanques de guerra encontrados na frente ocidental durante a I Guerra Mundial.

 5 – Hublot Big Bang

relogios5

Apesar de ter sido fundada em 1980, a Hublot pode ser considerada uma das mais novas no mercado. Seu fundador, Carlo Crocco, idealizou a marca por estar insatisfeito com os modelos de relógios de couro e metal prevalecentes na época.

A tradução livre do nome quer dizer “vigia” em francês. A marca foi pioneira no uso de borracha para relógios desportivos mesmo quando todos se viam céticos quanto a agregar este material a um item de luxo. Passado algum tempo, as crenças de Crocco se mostraram corretas e hoje o modelo Big Bang, lançado em 2005, com design volumoso e parafusos aparentes, é um dos modelos mais procurados, inclusive sendo visto em pulsos de pessoas como Kanye West e Jay Z.

15.08.12_art3_masculinos_2_720
Assim acabei por contar um pouco desse fascinante mundo da relojoaria. Se você, assim como eu, ficou babando nos modelos, saiba que nos resta arregaçar as mangas e continuar a batalha para um dia (quem sabe?!) possuir um (ou alguns) da lista, desde que usados com segurança e em locais apropriados. Enquanto isso, foquemos em opções mais baratas para pelo menos não perdermos a hora…

Até a próxima!