Como se manter elegante no verão

No inverno, é fácil: Calça social, camisa, paletó, sapato, formam o traje perfeito para alcançar a elegância e sofisticação, além de te manterem agasalhado. Agora, o que fazer quando se mora em um país de temperaturas altíssimas como o Brasil e essas peças mencionadas acima são, em sua maioria, feitas de lã?

Infelizmente, ainda não superamos o código de vestimenta criado pela cultura de países frios, bom mesmo seria poder usar uma regata e não ser julgado. Mas isso não vai acontecer. Então, aqui vão algumas dicas para se manter elegante e fresco no verão, sem morrer em altas temperaturas.

Tecidolinho

O material do qual são feitas as peças que você vai usar é, provavelmente, o fator mais importante. O ponto negativo é que eles podem variar um pouco dos tecidos comumente usados em outras épocas do ano, mas pelo conforto em um calor de rachar a gente faz tudo.

Lã fria: Embora eu tenha mencionado a lã como um inimigo mais acima, a lã fria traz uma vantagem que é sua propriedade de isolante térmico. Uma malha de fios finos e longos de lã, ela te mantém quente no inverno e fresco no verão, motivo pelo qual são usadas por beduínos para se proteger dos climas extremos no deserto. Encontrada em peças classicamente sociais, como calças, paletós, costumes e ternos, é válido prestar atenção à gramatura das mesmas. Quanto maior, mais fino o fio.

Linho: Esse tecido é também uma das melhores opções para o verão. Feito do caule da planta de mesmo nome, o apelo do linho é ser ainda mais absorvente de água do que o algodão, causando a sensação de frescor. Ele é reconhecido por ser usado em peças sociais em países de temperaturas muito quentes, como as famosas camisas Guayaberas de Cuba. Como seu caimento costuma ser um pouco mais folgado, é preciso experimentar bastante e procurar por peças ajustadas no corpo, tradicionais de ternos em lã, mas vale a pena. Atente-se à grossura do tecido, porém. De nada adianta um tecido grosso, mesmo feito de linho.

Algodão: O tecido mais conhecido para aliviar o calor no verão, o algodão tem a propriedade de absorver a água e também ser mais leve, facilitando que o ar ventile. Com diferentes variáveis, o algodão mais apropriado é sempre o mais leve e fresco. Cambraia, chambré e tricoline são ideais para camisas, assim como o chino para ternos, blazers e calças, enquanto a malha de algodão simples fica em camisetas básicas. Atente-se para não comprar peças que misturam algodão e outras fibras, podendo perder a qualidade de absorção. Algodão egípcio e pima também são boas opções.

Procure fugir de poliéster, lã, viscose e outros tecidos naturalmente mais grossos e pesados, além de prestar atenção no forro de paletós e blazers. Prefira forros de cetim e seda, ou mesmo de algodão, já que de nada adianta ter a capa em um tecido fresco se o forro é quente.

roupas

Corescoresleves

Não tem jeito, a regra no verão é usar roupas claras porque refletem a luz e o calor, enquanto roupas escuras absorvem. Por isso, opte sempre por, no mínimo, uma peça branca, e tons de bege, cáqui, caramelo que estão próxima a paleta de cores quentes como o laranja e amarelo. Caso você queira algo mais sóbrio, vá de cinza claro. Em ocasiões mais casuais, você pode escolher blazers de cores claras e leves, próximas ao azul, laranja e verde.

coresroupas

Sapatossapatocalor

No verão, abandone calças sempre que puder, principalmente em momentos de lazer. Como no dia a dia isso pode ser um pouco difícil, aproveite os finais de semana para colocar bermudas e combine com camisas de cores leves e sapatos para trazer sofisticação. Embora suas peças de roupa mudem no verão, os sapatos serão sempre necessários e podem ajudar a dar o toque de elegância que você precisa, então, capriche em mocassins, siders e sapatos casuais para ter um visual fresco e sofisticado.

sapatos

Agora é só aproveitar o calor no maior estilo! 😉