E ai pessoal, como vai?
Espero que já tenham se livrado de algumas inseguranças em termos de estilo e estejam arriscando” um pouco mais! Hoje vou dar um toque pra vocês sobre algo que nem todo homem é obrigado a saber, mas que é muito válido e pode render bons frutos: caimento de roupa!
Mas o que seria isso, você deve estar se perguntando… E isso, meu amigo, é o caminho do sucesso! Aquilo que vai valorizar a sua aparência como um todo, ressaltar seus atributos físicos ou esconder aquela gordura extra. Uma roupa bem escolhida e com um caimento adequado vai te ajudar a parecer muito mais arrumado e elegante!
Duas situações são muito comuns naquilo que se refere a caimento:
1) A roupa estar larga demais: quando isso acontece, é possível ver que a linha da costura dos ombros da camisa está fora do lugar ou então a calça fica larga/caindo em excesso. O resultado disso é que se você tiver um corpo franzino, vai parecer que pegou a roupa emprestada do pai ou do irmão mais velho. Em contrapartida, se o seu tipo físico é mais forte/atlético, você vai ficar com um formato relativamente quadrado dentro da roupa, sem qualquer curva. Tipo um boneco de Olinda, manja? Pois é, não queremos que isso aconteça.
2) A roupa estar pequena demais: aí meu amigo, você vai ficar parecendo Mamãe tô fortinho! ou então que ganhou alguns quilinhos e isso é osso! Se estar fora do peso for o seu caso, o ideal mesmo seria você voltar a cuidar de si para recuperar a forma física porque, além da parte estética, traz todos os benefícios pra saúde que os hábitos saudáveis proporcionam. Caso não seja possível, te aconselho a comprar roupas novas enquanto as antigas não voltam a servir.
Agora, se você é atleta ou rato de academia e deseja valorizar tudo aquilo que adquiriu com suor e esforço, saiba que isso é possível, porém a única dificuldade ou eventual erro é tentar valorizar duas ou mais partes do corpo sem parecer exagerado. Portanto, uma coisa de cada vez: um dia utilize uma camiseta gola V (que valoriza o peitoral), no outro uma camiseta básica mais justa no braço, enfim
Não se exceda!
Então vamos a mais algumas dicas valiosas:
– Ao comprar camiseta e camisa social, observe se a linha do ombro esta ajustada e correndo junto com o final dela até o meio da axila, sem se estender demais. No caso da camisa social, outro ponto a se observar é a cintura. Se você tiver ombro mais largo e a cintura relativamente fina, pode ser que tenha que adequar a peça em uma costureira/alfaiate. Aí, particularmente, existe a vantagem das lojas de padrão elevado, onde geralmente existem profissionais com as informações adequadas para te ajudar, sendo que muitas vezes nem se cobra por esse serviço de ajuste.
– Já em relação as calças, além da cintura, a perna é outro ponto importante que se deve atentar.
Muitas vezes é necessário fazer a bainha que é quando enviam a peça pro ajuste da boca da calça, pra ela não arrastar no chão. Nesse momento, também é possível optar por uma calça um pouco mais curta na altura do tornozelo, como muitos têm usado! Se por acaso a calça estiver justa demais, além do desconforto, outros sinais aparentes serão: bunda espremida, assim como a parte da frente, além do botão/braguilha não fechar apropriadamente! Se estiver passando por isso e não for cantor sertanejo, providencie calças novas!
– As dicas iniciais estão aí! Espero que passem a notar e melhorar esses aspectos. Numa próxima falamos dos tipos de corte (slim, extra slim, regular,etc ) e da seleção ideal para cada tipo de corpo.
Até a próxima!