Alfaiataria cropped

Há pouco tempo atrás, introduzimos o mankle: calças dobradas a fim de mostrar o tornozelo descoberto. Esse artifício de estilo traz um toque especial até para os visuais mais simples, e se tornou uma verdadeira febre no mundo masculino. Não demorou muito então, para que aparecesse em calças sociais e ternos, assumindo o nome de alfaiataria cropped.

Exemploscropped2

O que é

Cropped, em inglês, significa “cortado” ou “encurtado” em tradução livre para o português. Você já deve ter ouvido o termo usado para blusas femininas,  que terminam na altura do umbigo, ou antes. Mas o termo também é usado para calças altas e de barra mais curta.

Obviamente, investir em calças sociais que mostram os tornozelos não é para todos e nem vai substituir o tradicional corte de terno – os caras clássicos já podem voltar a respirar – mas é consequência de uma moda que abre espaço para o estilo pessoal na alfaiataria. A verdade é que a moda masculina caminha para o fim da restrição de ternos à escritórios e eventos que exigem traje social completo. Isso é passado.

A tendência é que ternos deixem de ser sinônimo de caretice e tradição, e possam ser encarados como mais uma forma de se vestir com estilo. Ternos coloridos, estampados, e tornozelos de fora estão aí para comprovar. E, convenhamos: transformar o tradicionalmente masculino em algo moderno e descolado é bem legal.Exemploscropped

Seguindo essa onda, portanto, as meias desapareceram e se tornaram uma questão de gosto.  Depois, calças de alfaiataria mostrando o tornozelo invadiram, não só passarelas de moda, mas as ruas também. Talvez uma moda criada por assíduos do terno enjoados da formalidade excessiva? Possível. O que não dá para negar, é que o código de vestimenta vem seguindo o lado da libertinagem, e a alfaiataria não é exceção.

Não se engane, porém, pensando que dobrar a barra da calça de forma desleixada será o suficiente para adotar a nova moda, embora esta seja uma opção válida se você estiver indo a um evento esporte. Calças cropped exigem um bom corte – como qualquer peça de alfaiataria que se preze – e devem ser compradas no comprimento certo, ou levadas ao alfaiate para que ele faça os ajustes.

Como usarcroppedinspiração

Em geral, as calças cropped não são nem justas, nem largas. Embora a moda venha trazendo uma silhueta folgada para o armário masculino (como pudemos ver em desfiles europeus de outono e inverno 2016), as barras mais curtas, em especial, casam melhor com um corte de reto a justo no corpo.

Se você quiser usar a nova peça apenas em ocasiões descontraídas, pode apostar na combinação da calça com camisas estampadas e sapatos casuais, ou até mesmo tênis e camisetas. Mas, se a intenção é levar o novo visual para o trabalho, casamentos, ou eventos sérios, vá de terno e gravata completos: o mesmo tecido na calça e no paletó dão a seriedade necessária para compensar o toque moderno.

Embora possa assustar um pouco de início, a calça cropped é, provavelmente, o início de uma era em que ternos poderão sair do cinza, preto e azul, dando confiança aos homens que querem adotá-lo de forma inovadora e original. Então, se você gosta de novidades e abraça novas tendências, ou só está cansado de se vestir da mesma forma todas as vezes em que põe um terno, deixar os tornozelos de fora pode trazer uma rajada de vento dentro da formalidade. Literalmente.