Mantendo-se Hidratado no Verão

O verão está oficialmente instalado no nosso querido país tropical, voltamos a falar da hidratação, que é extremamente importante principalmente nessa época do ano. Tanto para evitar problemas de saúde como para não ficar incomodado com uma pele seca que coça por baixo do terno ao voltar de viagem da praia, explicamos porquê da hidratação é tão importante e como se cuidar.

Beba Águaacadmagua

Não importa o que a gente faça, no verão perdemos mais água. Obviamente, o suor é muito maior ao se exercitar em altas temperaturas, mas mais do que isso, perdemos água aos poucos com o calor mesmo dentro do escritório, ou andando por cinco minutos na rua, até por que não há quem escape do sol forte.

Junto com essa água, perdemos eletrólitos também, sais minerais importantes para o funcionamento do corpo como potássio, cloro, sódio e magnésio. Por isso, o corpo precisa que você reponha água e eletrólitos, principalmente em situações de exercício e suor intenso, em que o corpo humano pode chegar a perder até três litros de água por hora.

A partir daí o corpo começa a mostrar sinais de desidratação. Além de sentir muita sede, os sinais de desidratação vão desde pele seca até câimbras, tontura, sonolência e dor de cabeça. Outro sinal indicador de desidratação é a urina concentrada que, por conter pouca água, fica escura. Por isso, a hidratação é vital, pedindo que você beba 4 litros de água por dia.

Cuide da Pelehidratação homem

Como a perda de água mais recorrente acontece pela derme, com o suor, e um dos primeiros sinais de desidratação é a pele seca, os cuidados com a hidratação da pele merecem atenção especial. Com a capacidade impermeabilizante seletiva, em que escolhe se deixa a água passar ou não, a pele possui um mecanismo chamado função barreira.

Embora o calor possa acelerar sua produção de suor e perda de água, sua função barreira da pele pode estar danificada, fazendo você perder mais água ainda. Isso não é nada sério, mas é importante se prevenir, e cremes hidratantes podem ajudar. Além de manterem a pele luminosa e macia, que são sinais de uma pele bem hidratada, os cremes reforçam a função barreira da pele.

Por isso, por mais que a ingestão de líquidos seja principal, é sempre bom passar cremes hidratantes, até por que eles podem ajudar em outras situações como ao refrescar a pele queimada depois de um dia de sol intenso na praia.

Hidratantes também podem oferecer diferentes opções, como hidratantes isotônicos que ajudam a repor os eletrólitos perdidos, e os que possuem ação anti-idade. Ou ainda, hidratantes faciais que costumam ser apropriados para diferentes tipos de pele, ajudando a controlar a oleosidade, diminuir a acne ao mesmo tempo em que hidratam a pele.

Hidratantes Produtos VerãoHidratante Corporal Neutrogena | Dr. Jones Isotonic Hydra Spray | Hidratante Facial Anti-idade Clinique For Men | Hidratante Facial Neutrogena | Hidratante Clinique For Men FPS 21

Sendo assim, é importante ressaltar o o quão precisa é a hidratação para a saúde pessoal no verão. Beba muita água e reponha sais minerais com água de coco e isotônicos, além de hidratar a pele para reforçar a saúde da derme.