A importância da higiene íntima masculina

Ignorada por muitos homens, o descuido com a higiene pode provocar problemas de saúde 

A higiene íntima, assunto que está longe de ser pauta de conversa na internet, é um tema importante para a saúde masculina. Vem saber mais sobre os cuidados que os homens precisam ter!

Como fazer a higiene íntima masculina corretamente 

O fato dos homens terem mais praticidade na hora de usar o banheiro é motivo de inveja para qualquer mulher, afinal, existe a velha história de que homem não precisa sentar no vaso sanitário e nem usar o papel higiênico para se secar. Parece prático, mas essa comodidade está longe de ser um bom hábito. 

O descuido em relação à higiene íntima pode provocar problemas. No exemplo acima, o fato de não enxugar o pênis depois de urinar faz com que ele fique úmido e suscetível à proliferação de fungos. Especialistas ainda indicam a higiene das mãos antes mesmo de ir ao banheiro, pois assim evita-se o transporte de bactérias à região peniana. 

A falta de higiene íntima pode inclusive afetar as parceiras sexuais. Devido à anatomia do órgão genital feminino, as mulheres estão mais expostas a fungos e bactérias e podem contrair doenças sexualmente transmissíveis com mais facilidade. 

Atualmente o Brasil é considerado como um dos países com o maior número de casos de câncer de pênis no mundo, tendo a má higiene íntima como o principal fator de risco, ao lado de infecções pelo HPV, fimose não tratada e tabagismo. 

Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de pênis faz com que cerca de 1,6 mil homens tenham que amputar o órgão genital no Brasil por ano. E o problema começa justamente na falta de higiene. 

Atenção na hora do banho

Para limpar o pênis, é preciso afastar o prepúcio, a “capa” que reveste o pênis e expor a cabeça do órgão, conhecida como glande. A cautela deve ser redobrada nos homens que não operaram a fimose, já que o prepúcio estreita a passagem da glande, o que facilita o acúmulo de sujeira.

Por isso mantenha sempre os cuidados com a higiene íntima, e faça periodicamente um check-up com o médico urologista.