Conheça seus cachos

Embora cabelos cacheados sejam cabelos cacheados, e a chave para cuidar bem deles seja sempre a hidratação, dentro do grupo de cabelos cacheados existe uma variedade suficientemente grande para que cada tipo de cacho tenha cuidados específicos, e para que você fique bastante confuso na hora de seguir dicas sobre cortes, penteados, modeladores, etc.

Por isso mesmo, para saber exatamente onde você e seus fios se encaixam, mostramos a diferença entre cada tipo de cacho, dos ondulados aos mais crespos, de acordo com a nomenclatura criada pelo americano Andre Walker. Dessa maneira, fica bem mais fácil saber qual a melhor forma de cuidar e manter seu cabelo, sem precisar ficar na dúvida.

2bCabelos tipo 2

Os cabelos dentro da categoria 2 são aqueles considerados ondulados. Eles mostram curvas e volume, mas não chegam a fechar os caracóis.

2A: Os fios 2A são aqueles que não são lisos, têm um pouco de volume e costumam armar, mas ainda mostram apenas ondas bem abertas.

2B: Aqui, já é possível identificar ondas um pouco mais acentuadas e, inclusive, próximas à raiz do cabelo, mostrando curvas logo que nascem.

2C: Mais volumosos que os dois anteriores, os 2C mostram bastante volume e suas ondas são bem arredondadas, quase fechando cachos.

3

Cabelos tipo 3

A partir do tipo 3 já temos cachos completos e bem visíveis. Diferentemente dos fios tipo 2, os fios já são bastante encaracolados, e formam espirais perfeitas, as tais “molinhas” que alguns gostam de falar. São mais volumosos que o tipo 2, mas ainda perdem para os tipo 4.

3A: Os cachos, embora bem definidos, são mais abertos e relaxados. Um dos problemas recorrentes é o frizz, que costuma ficar bastante evidente por conta do volume.

3B: Mais juntinhos uns dos outros, os cachos formam espirais menores e mais concisas. O volume do cabelo como um todo chama mais atenção pois fica mais cheio e cresce mais em volume do que comprimento, ao contrário dos tipos anteriores.

3C: As espirais são bem definidas e os cachos bem juntos. Por serem um pouco maiores que o tipo 4, ainda se mantém definidos mesmo se penteados ou bagunçados, embora com o formato relaxado.

4

Cabelos tipo 4

Aqui, chegamos aos fios bem crespos, famosos afros. Com os cachos bem pequenininhos, eles não ficam tão definidos nem quando bastante hidratados. Se diferenciam pelo volume sem igual.

4A: Com curvas bem pequenas, os cachos 4A ainda ficam definidos se bem hidratados. Ainda assim, podem ter um efeito mais seco e desestruturado, depende do gosto de cada um.

4B: A diferença entre o 4B e ou outros dois dentro da categoria 4 é bem pequena. Ele tem o tamanho intermediário entre os dois, e é tão volumoso quando os 4C, mas seus cachos são mais visíveis.

4C: Por fim, os cabelos bastante crespos que têm muito volume e tem cachos tão pequenininhos e leves que cresce sempre em volume e para os lados, dificilmente para baixo, em comprimento. Os cachos são quase imperceptíveis, e são os fios que atingem o volume necessário para um black power com mais facilidade.