Se você gosta de usar roupas bonitas, da moda, mas não pretende investir muito em seu guarda-roupa, saiba abaixo como se vestir bem ganhando pouco. Sim, isso é possível! Confira nossas dicas:
Estilo ao invés de dinheiro
Para ser charmoso, estar na moda e se vestir adequadamente, além de atrair os olhares, não é necessário muito dinheiro para investir em roupas e acessórios. O mais importante é ter estilo. Você não precisa sair por aí comprando tudo o que encontrar nas lojas, basta ter poucas peças que poderão ser utilizadas em várias ocasiões, complementando seu armário, apenas. Inclusive existe uma nova técnica chamada de “armário-cápsula”, onde você escolhe somente algumas peças que se adequam a estação do ano em que estamos e combina-as entre si de diferentes formas. Vale a pena saber mais sobre isso!
Roupas para diversos eventos
É possível se vestir bem ganhando pouco. Para isso, você precisa fazer uma análise em seu guarda-roupa, verificando o que pode ser usado em determinados eventos. Por exemplo, se você tem uma reunião importante na empresa ou pretende trocar de trabalho, o que poderá ser usado? Para uma festa que exige traje social? E para uma ocasião mais informal? Qual a roupa adequada para um passeio ao shopping, ao cinema ou a um restaurante? O que usar em viagens?
Fazendo esta análise, você pode constatar o que precisa ser adquirido ou complementado. Quando for às compras, opte por peças que podem ser utilizadas em diversas ocasiões, por exemplo, calças jeans. Elas servem para a maioria dos eventos citados acima, excetuando as reuniões mais formais. Mesmo elas, dependendo do grau de formalidade, aceitam jeans com blazer e camisa social. Estas calças são encontradas em diversas lojas, com diferentes lavagens e bons preços, inclusive em liquidações.
Roupas profissionais
Como se vestir bem ganhando pouco e tendo roupas para ocasiões formais e profissionais? Você pode escolher um blazer, que fica bem em reuniões de trabalho e festas, sem gastar muito. Como? Indo a brechós de roupas seminovas. Estes locais oferecem bons produtos a preços bem acessíveis. Se preferir lojas tradicionais, opte por liquidações ou marcas menos famosas.
Se a ocasião for profissional, o blazer pode ser combinado com peças mais escuras, que passam impressão de maturidade e credibilidade. Quando comprar a camisa, tenha também exemplares na cor branca, além das pretas, incluindo um par de sapatos sociais pretos, versáteis e clássicos.
Roupas casuais
Os tênis ou sapatênis são bem aceitos nas reuniões mais casuais. Ao escolher, prefira modelos com cores mais básicas, que combinem com uma infinidade de roupas. Se você não pretende ter vários modelos, esqueça os calçados muito coloridos e chamativos.
Camisetas e camisas tipo esporte podem ser encontradas a preços baixos, em liquidações ou sem marcas de grife. Neste caso, pode ser que a peça não dure até o ano seguinte, mas você não precisou desembolsar tanto por elas. Prefira os modelos mais básicos, de uma cor só ou com estampas que se adaptem a diversos estilos, que ficam bem com diversas combinações.
Acessórios para complementar o visual
Se você optou por roupas menos chamativas, que podem ser utilizadas em várias ocasiões, também pode fazer uso de acessórios para complementar o visual. Escolha um relógio bonito, óculos solar, talvez um colar, boné, isso é você quem decidirá, pois faz parte do seu estilo. A regra é a mesma, um mesmo produto pode servir para muitos eventos e não será necessária a compra de muitos acessórios.
João Gabriel Ribeiro é nosso leitor e responsável pelo site Barba Feita.