Sinais De Que Você Possa Estar Ficando Calvo

É provável que você veja sinais de calvície quando estiver na meia-idade, mas saiba que há muita variação de pessoa para pessoa. Alguns notam sinais de perda de cabelo no final da adolescência e início dos vinte anos. Outros, só vão notar depois de muito tempo. Se você está começando a ficar preocupado com a sua situação, saiba que existem alguns sinais perceptíveis da calvície que você pode já começar a ficar atento. Confira abaixo!

Diferença entre calvície natural e outras causas de queda de cabelo

Existem tipos de queda de cabelo que são temporários, enquanto outros são permanentes. Antes de qualquer coisa, vale a pena conferir se a sua queda de cabelo está realmente relacionada à genética, pois também pode ser emocional, o que envolve outros fatores, como alimentação, estresse e hormônios. Sabemos que ficar calvo afeta a autoestima, mas pode ser que seja um alerta do corpo te avisando que tem algo de errado com ele! 

Sinais comuns de calvície

Os sinais de calvície também podem variar entre as pessoas. Algumas pessoas podem notar uma queda de cabelo que começa nas têmporas, enquanto outras podem notar uma mudança na linha do cabelo.

  1. Afinamento das têmporas

O cabelo começa a ficar ralo nas têmporas. Você também notará cabelos mais finos na coroa ou na parte de trás da cabeça.

  1. Linha do cabelo recuada

O termo “linha do cabelo recuada” descreve o processo do cabelo na frente e nas laterais da cabeça começando a afinar e se afastando do rosto. Frequentemente, as pessoas com esse tipo de perda de cabelo percebem que a linha do cabelo começou a formar um “M”, porque o cabelo na lateral da cabeça está recuando mais rápido do que o cabelo no meio, um tipo de queda de cabelo é muito comum em homens.

  1. Emagrecimento no topo da cabeça

Às vezes, o primeiro sinal de queda de cabelo pode ser o afinamento do cabelo no topo da cabeça. Este tipo de queda de cabelo tende a progredir lentamente. Pode levar anos até que o cabelo ralo se torne uma área careca no topo da cabeça. 

Sinais de alerta

Como mencionamos acima, é importante estarmos atentos não apenas pela questão estética. Inclusive, existem sinais de queda de cabelo que devem ser analisados com mais cuidado:

  1. O cabelo cai em tufos

A perda de cabelo é normalmente um processo lento. No entanto, há momentos em que você pode notar mudanças dramáticas em seu cabelo. Às vezes, seu cabelo pode cair em grandes tufos, em vez de afinar e recuar gradualmente. 

Cabelo caindo em tufos pode indicar uma condição de saúde subjacente. É uma boa ideia consultar um profissional de saúde e descobrir o que está causando esse tipo de queda de cabelo.

  1. Perda de cabelo por todo o corpo

A perda de cabelo nem sempre acontece apenas na sua cabeça. Em alguns casos, pode acontecer em outras partes do corpo que normalmente têm pelos. 

Você pode notar que os pelos do corpo diminuem ou não crescem novamente após o barbear. Pode ser que seja por causas naturais, causadas pelo envelhecimento. No entanto, também pode ser um sintoma de algumas condições de saúde que devem ser compartilhadas com um médico dermatologista.

O que fazer?

Atualmente, existem diversos tratamentos para queda de cabelo, como a terapia com células-tronco. O mercado oferece produtos para queda de cabelo que podem ser úteis também, bem como medicamentos prescritos por dermatologistas. 

O mais importante de tudo é você entender o que está acontecendo com o seu corpo e se é necessário um tratamento mais específico. Mas, lembre-se: também pode aceitar a situação e raspar a cabeça. Tá tudo bem!