Os seis porquês do cabelo branco

Não tem como evitar: os cabelos brancos chegam para todos. Para alguns demora mais, para outros chegam ainda na juventude, para alguns são estilosos e dão ar sábio, para outros é uma desgraça. De qualquer maneira, ainda existem dúvidas quanto o porquê dos cabelos brancos, por que os temos e se eles crescem em maior quantidade quando os arrancamos (o que é falso, aliás).

Fizemos uma lista com seis motivos para que surjam os fios brancos, algo natural e que pode ser usado a seu favor, com muita personalidade e estilo. Afinal, como alguns dizem, grisalhos são sempre mais legais.

1) É de família

A cor dos cabelos é produzida por uma célula que fica próxima ao bulbo no couro cabeludo, chamada melanócito, que produz, pasmem, melanina. A mesma substância responsável pela pigmentação da pele é responsável por sua pigmentação capilar. Sendo assim, como tudo em nosso organismo, dependendo da sua genética, você terá fios brancos mais cedo ou mais tarde na vida. Eles costumam aparecer entre os 35 e 40 anos, mas alguns têm as primeiras aparições com ainda vinte anos.

2) A idade

Obviamente, a idade está relacionada à produção de melanina, mas não por que seu corpo está ficando velho e acabado, calma. Os melanócitos têm data de validade, e chega uma certa idade eles não produzem mais melanina, fazendo com que seus fios novos sejam brancos. Não quer dizer que a partir do primeiro cabelo branco você jamais verá crescer um fio em sua cor natural, mas conforme as células param de funcionar, os fios para de ter cor. Segundo os dermatologistas, 50% da população tem 50% dos fios brancos aos 50 anos.

3) Seus fios crescem brancos

Por mais que você só note um fio branco um belo dia em que ele já está razoavelmente longo, pode ter certeza de que ele não ficou assim da noite para o dia. Os fios costumam demorar de um a três anos para crescer, e então você os corta, arranca, ou eles caem sozinhos. Quando isso acontece, um fio novo começa a crescer, e os melanócitos, precisam ser reformados, o que os desgasta e afeta a produção de melanina. Por isso, com o passar do tempo, seus fios tem maior chance de ficarem brancos.

4) Sua etnia influencia

Como a cor dos fios está ligada à melanina, e essa, por sua vez, está relacionada ao tom de pele, quanto menor for a produção de melanina (cabelos e pele clara) mais cedo fios brancos surgirão. Isso não é uma regra, claro, mas por algum motivo, caucasianos (principalmente os ruivos) tendem a ter fios brancos mais cedo do que asiáticos, que tendem a ter fios brancos antes dos negros.

5) Mudanças no organismo

Embora o estresse não esteja diretamente relacionado aos fios brancos, como muitos pensam, ele pode sim causar mudanças hormonais que levam ao embranquecimento dos fios. Além disso, quando em situações de muita pressão, os fios caem, e cabelos grisalhos costumam cair depois dos fios de coloração natural, fazendo parecer que você está mais grisalho que antes. Deficiência em algumas vitaminas como B12 e B1 também influenciam.

6) Qual o seu estilo de vida?

Por mais inesperadas e sem sentido que possam parecer, algumas atividades e costumes de nosso dia a dia podem ter culpa no cartório quando tratamos de cabelos grisalhos. O cigarro, por exemplo, tem consequências sobre a pele e o cabelo podendo causar fios brancos precoces, assim como a alimentação pode ajudar a refreá-los. Fígado, ovo, carnes, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, vegetais e folhas verdes, protegem células de certas toxinas e ajudam a prevenir problemas cardíacos, câncer, e até fios brancos.

Independentemente de todas essas informações, ainda não inventaram uma maneira para impedir que os fios percam a coloração natural, sendo necessário saber lidar com eles e aproveitar o estilo experiente, ou, usar tonalizantes para manter os fios coloridos por mais um tempo.

Para os que curtem fios grisalhos:

grisalho

1)Shampoo Para Cabelos Grisalhos Grey L’Oréal Homme

 

2)Shampoo Tonalizante Grecin Tons de Grisalho

 

3)Condicionador Cabelos Grisalhos Keune Blonde Enhancing

Para os que preferem na coloração natural:

coloridos1)Kit c/ 3 Tonalizantes Gel L’Oreal Homme Cover 5 Castanho Claro 5

2)Tonalizante Grecin 5 Shampoo Color Preto

3)Shampoo para Cabelos Tingidos Keune So Pure