DICAS PARA MANTER O SEU CABELO NO LUGAR

Há muito tempo já batiam na tecla de que o cabelo é uma parte importante do visual de qualquer homem. E qual a melhor forma de ter seu estilo e personalidade refletidos na sua aparência, se não através do cabelo? Por isso, é sempre importante ir atrás de como modelá-los e apostar em cortes diferentes e inovadores, mas a tecla mais importante a se bater é a dos cuidados diários, principalmente dos shampoos, condicionadores e modeladores que você usa.

Enfim, seja lá qual estilo você for adotar, a primeira coisa que você precisa para ter um cabelo saudável é uma boa rotina de cuidados, e com essas dicas que iremos listar a seguir, você com certeza vai ter um cabelo perfeito! Olha só.

1. Reveja seus conceitos na lavagem

O primeiro ponto a considerar é o seguinte: sim, você precisa de um shampoo. Lavar o cabelo apenas com água não remove resíduos e a oleosidade dos fios, o que, com o passar do tempo e acúmulo, podem ser resultar no aparecimento de caspa e, até mesmo, influenciar na queda de cabelo.

E, já que você vai precisar lavar o cabelo com um shampoo, melhor buscar um que seja adequado para o seu tipo de cabelo. Fino, grosso, cacheado, quimicamente tratado, oleoso, seco… A lista de opções é extensa e, usando o shampoo certo para o seu tipo de cabelo, a chance de que você não precise se preocupar muito mais com qualquer outro problema capilar é alta. Ah, e vale lembrar que o correto é lavar o cabelo sempre com água fria ou no máximo morna e não exagerar na hora de passar o produto!

2. Trate de começar a usar condicionador

Na verdade, todo mundo que tem cabelo e o lava deve usar o condicionador. Por algum motivo, essa regra acabou atingindo as mulheres mas deixou que nós, homens, escapássemos, acreditando que não precisamos de condicionador porque temos os fios curtos. Primeiro que a máxima dos cabelos curtos nem mesmo é verdade – talvez tenha sido há muitos anos atrás – portanto, precisamos sim do condicionador. Ele ajuda a deixar os fios hidratados, sedosos e, principalmente, ajudam a selar os fios depois que passamos o shampoo, de forma a deixá-los mais resistentes.

3. Evite o ar quente

Se você tiver os fios mais longos, ou mesmo curtos, e tiver o costume de secar os cabelos com secador, uma boa ideia pode ser evitar usar o ar quente. Isso não é decisivo para que seus fios sejam oleosos ou não, a lavagem e os cuidados diários são mais críticos nesse sentido, mas o ar quente, de fato, pode estimular sua produção sebácea no couro cabeludo. Então, sempre que possível, diminua a temperatura do seu secador e seque com uma opção mais baixa.

4. Escolha um bom modelador

Não importa qual: Gel, Cera ou Pomada para cabelo.

Cada homem curte um estilo diferente, seja ele clássico, bagunçado, arrepiado ou cacheado e por isso é preciso investir no modelador correto para cada tipo de cabelo. E nada de economizar nesse quesito! Um modelador não precisa ser caro para ser bom, mas é sempre bom repetir aquele conhecido ditado: “O barato sai caro”. O modelador errado pode te dar de presente uma oleosidade excessiva e caspa, sem falar na possibilidade de os fios começarem a cair de uma hora para outra. Na hora de escolher preste atenção na fixação e principalmente no brilho (se é efeito matte (fosco) ou efeito molhado), e caso o seu cabelo seja oleoso, fuja desse último! O excesso de brilho do modelador só vai aumentar a aparência de sujo do seu cabelo.

5. Preste atenção no que você anda comendo!

Isso mesmo! Todo o alimento que passa pela sua boca é refletido no seu cabelo e corpo. Cabelo saudável é sinônimo de uma dieta equilibrada, muita água e uma boa rotina de exercícios físicos. Por isso, nada de passar um bom shampoo e condicionador mas exagerar na fritura e ficar o dia todo no sofá! Isso não vai deixar o seu cabelo mais bonito!