Como combater o cabelo ressecado?

Os cabelos, tanto de homens, como de mulheres, podem ficar ressecados por vários motivos. Agressões externas, como o uso de química, de secador, modelador de cachos, o excesso de exposição ao sol, ao vento e à poluição… Tudo isso pode agravar o problema já que, com o desgasta das cutículas, as células que revestem e protegem o fio, a umidade se perde mais facilmente. Daí aquele aspecto seco.

Matthew Broderick Shower GIF - Find & Share on GIPHY

Outro motivo pode ser o próprio formato dos fios. Quem tem cabelos cacheados ou crespos costuma sofrer mais com o problema porque a haste tem um design em espiral, que dificulta o deslizamento da oleosidade natural, produzida pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo, até as pontas, causando o ressecamento. Homens e mulheres estão sujeitos a isso.

O cabelo também pode ter essa característica natural e ser mais seco mesmo, por fatores genéticos. Aí, o jeito é cuidar sempre.

E como tratar o cabelo ressecado masculino?

Escolha o produto certo!

Prefira shampoos e condicionadores com alto poder de hidratação. A frequência de lavagem deve ser menor, porque a ação detergente dos shampoos pode desgastar ainda mais o fio. Duas vezes por semana pode ser o suficiente, dependendo do fio e do estilo de vida.

Sugestões de produtos:

Shampoo Paul Mitchell Two. Veja mais.

Shampoo Reparação de Danos Jacques Janine. Veja mais.

Hidratação é tudo!

Muitos homens sentem preguiça, mas, não tem escapatória: quem sofre com cabelos secos e quer resolver ou, pelo menos, amenizar o problema não pode fugir da hidratação. Como eles podem não estar acostumados, há chances de acharem complicado ou demorado. Mas, acreditem: quando você pegar o jeito e criar o hábito, vai fazer sem nem perceber.

Sugestões de produtos:

Condicionador Reparação de Danos Jacques Janine. Veja mais.

Condicionador Jacques Janine for Men. Veja mais.

Condicionador Hidratante Jacques Janine. Veja mais.

Use condicionador leave-in!

O leave-in também pode – e deve! – ser usado pelo público masculino. O produto não precisa de enxágue e ajuda a manter o fio protegido e hidratado por mais tempo, depois do banho.

Ref. All Things Hair.