A história e as curiosidades por trás da barba

tumblr_mxx6l2ex0S1qhd4k5o1_1280

Há muito tempo no Egito antigo a barba era usada para diferenciar os membros da sociedade. Os mais nobres por exemplo, mantinham a barba grande em sinal de que tinham posses e algum titulo importante. Hoje as coisas estão bem diferentes, e a barba se tornou algo muito ligado ao estilo, e já é quase impossível fazer associação de barbas com classes sociais.

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-HISTORIA-680x680

Por volta do século XX era quase muito difícil ver homens de barba, e um rosto sem barba virou sinônimo de higiene, fazendo com que adeptos da barba a abandonassem e adotassem o que chamamos hoje de “cara limpa”.

Nos dias atuais a barba acabou virando febre, e quem não tem, quer ter.  Virou uma verdadeira paixão nacional, e acabou virando também livro (100 Beards, 100 days) e uma página inteirinha dedica aos barbudos chamada “Faça amor, não faça a barba” no Facebook.

14Durante 100 dias o fotografo Jonathan Daniel Pryce saiu pelas ruas de Londres atrás dos mais diversos estilos de barba. O projeto foi tão inédito e tão elogiado que acabou virando um livro (que já está na sua segunda edição). O livro é incrível, e é possível ver barbas de todos os estilos. Loiras, ruivas, aparadas, grandes, ralas e falhadas. Se liga:

beardstumblr_mvc0m2E1Qb1ra3g7to1_1280 tumblr_mvc5bqI6UQ1ra3g7to1_1280 tumblr_mvc08bQF2e1ra3g7to1_1280

Você sabia que…

– No oriente médio tocar a barba de outro homem é sinal de respeito.

– Na antiguidade muitos homens tinham a barba tão grande que raspavam a cabeça e usavam a barba trançada enrolada na cabeça de acordo com a sua classe social.

– Cientistas comprovaram que homens que tem barba tem pelo menos 35% a menos de exposição aos raios UV.

– Em 1999 foi inventado o “Movember“, uma mistura de “Moustache” com “November” (bigode + novembro), onde os homens deixavam apenas o bigode para conscientizar os outros homens ao cuidado com a saúde.

Curtiu o post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que está rolando no Blog da Men’s Market! 😉