GUIA PARA SE BARBEAR NO ESTILO CLÁSSICO

Se barbear e aparar a barba é algo que todo homem já tem certa expertise, de modo que cada um tem suas manias, ordem de produtos a usar, e frescuras especiais que nos tornam que somos, entre outros. Mas, também é verdade que a maioria de nós se barbeia no automático, sendo muito diferente do tempo do nosso avô, onde todo o processo era glorioso e dependia de vários passos.

E que homem nunca quis se barbear igual ao seu avô?!

Foi pensando nisso que nós da Men’s Market pensamos em montar um guia completo e fácil para você se barbear da maneira clássica e deixar a máquina e a gillette um pouco de lado. Se liga.

Do que você vai precisar?

Esfoliante Facial ou Toalha quente

Não importa se é o clássico ou o mais atual método de fazer a barba, antes do processo começar você vai ter que esfoliar a pele para que os pelos sejam removidos com maior facilidade. Qualquer coisa, a toalha quente também pode te ajudar! Ela abre os poros do rosto e causa o mesmo efeito da esfoliação, deixando o barbear muito mais fácil e sem irritações.

Gel de Limpeza Facial Dr. Jones Isotonic Face Scrub. Veja mais.

Esfoliante Facial Men’s. Veja mais.

Navalha

Esqueça da lâmina ou da máquina de barbear! Uma navalha é o que você vai precisar! (Não é difícil achar na internet e perguntar para o seu barbeiro onde ele conseguiu a dele também não é problema nenhum!).

Pincel

Ah, quem não lembra do vô segurando um desses para espalhar o creme de barbear no rosto?! O pincel de barbear pode ser encontrado em diversas farmácias e também online, sem problema nenhum!

Creme de Barbear

Fazer a barba com creme de barbear, muito mais do que um simples passo da rotina de cuidados masculinos, é uma experiência que deve trazer algumas memórias. Quem não lembra do pai com pincel em punho na frente do espelho? Ou mesmo brincando de fazer a barba com eles? É um método mais antigo, mas tão eficiente quanto qualquer outro.

Creme de Barbear Go. 180g. Veja mais.

Creme para Barbear QOD Barber Shop Custom System. Veja mais.

Pós-barba

Aplique uma loção gel pós-barba que refresque e estimule a regeneração da pele nas áreas lesionadas após o barbear. Esses produtos geralmente funcionam também como um hidratante facial, o que protege e revitaliza a derme logo após todo o processo.

Loção Pós-barba Men’s. Veja mais.

Hidratante Pós-Barba Go. Veja mais.

Creme Anti-irritação Pós-Barba Go. 30g. Veja mais.

A técnica

Bom, algumas coisas nunca mudam, e com o barbear não é diferente! Alguns acessórios são novos, mais o método é o mesmo! Você só vai ter que ter mais cuidado com dois acessórios: o Pincel e principalmente a Navalha.

Confira aqui todos os passos de como fazer um barbear perfeito.

Como usar o pincel de barbear:

Mergulhe a ponta do pincel no creme de barbear ou espuma (você pode usar uma tigela de barbear ou uma caneca mesmo). Faça espuma gentilmente fazendo movimentos circulares leves ou para cima e para baixo. Ao aplicar o creme de barbear ou espuma, evite aplicar tanta pressão no rosto.

Como usar a navalha:

Diferentemente da lâmina ou máquina, nada de fazer força na hora da passada! A navalha pode ser perigosa e segurá-la do jeito certo com a mão dominante para garantir mais controle é o que você precisa fazer. O ângulo ideal para passar a navalha no rosto é de 30 graus ou menos em relação à sua pele, para evitar cortes.

Se você não se sente seguro quando a isso, inicie “deitando” a lateral da lâmina em seu rosto e lentamente comece a inclinar, até que atinja a angulação desejada. Não é necessário aplicar muita força, e os movimentos sempre devem sem feitos na direção em que os fios crescem.

Ainda tem dúvidas? Então se liga nessa aula de um barbeiro profissional!