COMO ESCOLHER O ESTILO CERTO DE BARBA?

A barba é o cartão de visita de qualquer homem. Os diversos estilos de barba possíveis são uma questão meramente cultural. No nosso moderno século XXI a barba pode ser considerada um “acessório” masculino, uma marca que define a identidade do homem. Mas como saber qual o melhor estilo de barba para o seu rosto?

Para responder esta pergunta, é necessário primeiramente analisar os traços que formam o desenho da sua face e que te caracteriza como você é. Sim, meus amigos, a barba é, nada mais nada menos, que um desenho. Mas se você não tem noção alguma de técnicas de desenho, nós vamos te ajudar a descobrir alguns estilos de barba que podem ficar bons em você.

Os estilos de barba

Estilo de barba é uma questão de gosto pessoal, tanto pela beleza quanto pelo conforto. Existem diversos estilos diferentes, por isso vamos abordar aqui apenas os principais. Há alguns detalhes a serem considerados na hora de raspar “ou não” os pelos e que têm relação direta com as linhas do rosto.

Bigode

O bigode cobrirá o espaço entre o nariz e a boca, muitas vezes até o lábio superior. Se este espaço for muito menor que o espaço debaixo, o bigode ajudará a disfarçar esta diferença. Ele pode ajudar também a esconder o lábio superior quando este for demasiadamente fino, aumentando discretamente o lábio inferior.

Não é indicado aos homens de rosto redondo, pois o bigode conduz o olhar de quem vê para o formato das bochechas e do maxilar, evidenciando-os.

Cavanhaque

O cavanhaque é um desenho de barba muito específico que pode te ajudar a forjar traços do rosto que você talvez não tenha, ao mesmo tempo em que te atrapalhará se for usado de forma incorreta.

Se seu rosto for naturalmente arredondado, linhas retas vão te ajudar a manter o equilíbrio visual. Se, pelo contrário, seu rosto for magro ou quadrado, o desenho do cavanhaque deve ter linhas curvas para também buscar o meio-termo.

Costeletas

Quem nunca quis ter uma costeleta estilo Elvis Presley, que atire a primeira pedra. Mas, claro, não é em qualquer um que funciona. Visualmente falando, as costeletas nos remetem aos bad boys da década de 70, estilo John Travolta nos tempos de Grease.

Por isso elas rejuvenescem e dá ao homem uma “cara de mau”. Geralmente fica melhor em homens com rosto quadrado ou que apresentem linhas retas, pois as costeletas se comunicarão justamente com as linhas do maxilar.

Barba cheia

A barba cheia esconde todas aquelas linhas que traçamos na foto, por isso, de certa forma, ela é uma “receita universal” e infalível para quem não sabe utilizar os traços da face a seu favor.

É inegável que ela arredonda o rosto, por isso se você pretende deixar os pelos nascerem livres, mas está acima do peso, tenha ciência de que ela deixará seu rosto com aspecto mais rechonchudo do que realmente é.

Barba por fazer

Não há regras específicas a serem seguidas, a barba por fazer não mudará os seus traços naturais, mas ela também exigirá atenção, cuidado e asseio.

Por muito pouco, a barba que deveria seguir este estilo, pode se transformar em uma barba mal cuidada e te dar um aspecto de desleixado. Por isso este estilo não consiste apenas em não fazer a barba, demanda manutenção constante, pois o crescimento dos pelos é mais fácil de ser notado.

Beleza, agora que você já sabe quais são os estilos de barba para cada pessoa, é hora de descobrir quais são as barbas certas para o seu estilo de rosto que estão em alta nesse ano de 2018.

Rosto redondo = Barba hipster ou Barba lenhador

Característica: medidas semelhantes na altura e na largura do rosto.

Para alongá-lo deixe a sua barba mais comprida na parte inferior e mais curta nas laterais (a dica é tentar deixar as linhas laterais mais retas para aumentar a impressão de rosto longo). Assim, nesse caso aposte na barba hipster ou na famosa barba lenhador. O bigode é também outra parte que você pode estilizar, dando um ar mais descontraído e que exija um pouco mais de fixação. Enfim, as variações para esses tipos de barba são infinitas e com certeza é nos rostos redondos que elas combinam mais.

Rosto triangular = Barba por fazer

Característica: A largura do rosto começa a diminuir das têmporas até o queixo.

Homens com esse formato de rosto devem investir em uma barba que dê a ilusão que essas diferenças entre as larguras do rosto existem. Prefira ter uma barba baixa, ou por fazer, e evite grandes cavanhaques.

Rosto quadrado = Barba cheia

Característica: medidas semelhantes, com linhas bastante definidas com um maxilar marcante

A barba cheia aqui é a melhor. Como seu rosto tem linhas muito duras, aparar os pelos de forma arredondada são uma boa saída para alongar seu rosto.

Rosto oval = Todos os estilos!

Característica: O comprimento é maior que a largura e o ângulo da mandíbula é arredondado.

Se existisse uma loteria de formato de rosto, esse seria o primeiro prêmio. Qualquer barba fica bem nesse caso, então você tem total liberdade para escolher aquela que você prefere.

Agora você só precisa encontrar o seu formato de rosto e a barba que lhe cai melhor 😉