Barba com a cor diferente do cabelo: é normal?

Ver homens com barbas com a cor diferente do cabelo não é algo incomum, especialmente para quem mora em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, onde as pessoas estão sempre inovando no visual!

Mas, indo além da tintura, você se lembra de já ter encontrado algum homem moreno com a barba ruiva, por exemplo? Acredite, isso é mais normal do que você pode imaginar!

Neste post, do Blog da Men’s, você pode conferir a razão de algumas pessoas terem a barba naturalmente de uma cor diferente dos cabelos e ainda se inspirar em alguns visuais diferentes para tirar boas selfies!

Vamos lá?

Fatores biológicos

Falar sobre “fatores biológicos” não envolve apenas doenças mas também sobre características individuais.

No caso das barbas serem de uma cor diferente dos cabelos, significa apenas que a melanina – proteína que define a cor de pêlos e da pele, por exemplo, e é produzida pelas células chamadas de melanócitos – está presente em níveis diferentes nessas regiões.

Sendo assim, se você tem cabelos castanhos e a barba ruiva, ou então é ruivo e possui fios loiros na barba, não precisa se preocupar, já que isso é apenas uma característica que seu DNA leva!

Reprodução: Pinterest

”Mas eu preciso igualar a cor dos fios?”

Se for da sua vontade que os pelos sejam todos da mesma cor, a tintura pode ser feita sem maiores dificuldades!

Considerando que hoje existem diferentes produtos voltados para o cuidado com a barba, é possível escolher um tom mais próximo da cor do seu cabelo, deixando o visual mais “harmônico”.

Mas vale lembrar que isso não é regra, viu? Inclusive, ter os pelos da barba de uma cor diferente é mais tendência hoje do que nunca!

E, além disso, vale destacar ainda que usar tintas para alterar a cor dos fios com muita frequência pode acabar deixando-os ressecados, então tome cuidado nesse momento!

Para deixar o procedimento mais confortável para pelos, não se esqueça de manter sempre uma rotina de cuidados diários, que envolve o uso de óleos e hidratantes, por exemplo.

Assim, sempre que der vontade de tingir os fios, eles estarão fortes e não sofrerão muitas agressões com a tinta, sendo que o mesmo vale para quem deseja pintar os cabelos!

O sol também influencia

Assim como a longa exposição ao sol muda o tom da nossa pele, deixando um bronzeado marcante ou queimaduras ardidas, ele também atua nos nossos pelos.

Sendo assim, caso você passe muito tempo exposto ao sol, não espere que sua barba não mudará de cor, o que não é regra, mas que pode acontecer.

Porém, vale destacar que, enquanto o sol, basicamente, escurece nossa pele, ele clareia a barba, acredita? Mas, além disso, ele também pode ressecar a barba!

Para evitar que isso aconteça, basta seguir as dicas anteriores de manter os fios sempre hidratados! Assim, fica mais difícil deles serem danificados de alguma forma.

E, claro, também é importante manter a pele sempre bem protegida do sol, viu? Mesmo em uma ida rápida à padaria, nunca deixe o protetor solar de lado!

É tendência: barba colorida

Sim, enquanto muitos homens lutam para igualar a cor de sua barba com os cabelos, outros acham o máximo apostar nas barbas coloridas.

Com diferentes corantes específicos para o rosto disponíveis no mercado, fica muito fácil tingir os pelos mesmo que em casa.

Mas atenção! Vale lembrar que não é indicado o uso de descolorantes na barba, justamente porque a pele do rosto é mais sensível do que a do couro cabeludo, por exemplo.

Então, caso você realmente queira ter uma barba descolada e colorida, não hesite em procurar um profissional, ou pesquise bastante antes de realizar o processo sozinho em casa!

Confira agora algumas barbas bem diferentes que separamos para você se inspirar em novos visuais!

Então, bora hidratar essa barba?

Agora que você já sabe a razão de existirem pelos diferentes no corpo, e conferir barbas bem diferentes, chegou a hora de dizer a verdade: não importa como sejam seus fios, o importante é sempre mantê-los hidratados!

Acessando a Men’s Market, você pode conferir uma seleção com diversos produtos específicos para os cuidados com a barba.

Dessa maneira, além de ficar preparada para encarar qualquer situação, é possível que o frizz seja reduzido, e você tenha uma barba mais bonita e saudável a cada dia.