O ano está acabando, e vêm as promessas e resoluções para um ano melhor e, muitas vezes, mais produtivo em 2016. Retomar aquela academia deixada de lado, voltar a ver amigos que se distanciaram um pouco, e quem sabe, investir em um novo visual. As duas primeiras não são muito da nossa área, mas se você está a procura de algumas ideias simples para entrar no ano novo com cabelo e barba diferentes, oferecemos aquela mão amiga.
Barba
#1 Barba Baixa
A barba baixa está em alta agora, e é uma boa opção para quem estiver um pouco cansado de barbas cheias. A ideia é manter a barba inteira mas bem rente ao rosto, mantendo o charme. Ela exige manutenção e cortes recorrentes, mas é fácil de cuidar.
Além da máquina para estilizar e mantê-la baixa sempre no mesmo ponto, loções pós-barba são uma boa para que a pele não fique irritada depois que você passar a lâmina, mesmo embora você não vá tirá-la completamente.
#2 Ducktail
A Ducktail beard é apenas uma variação da já conhecida barba cheia que cresceu em nossos corações nos últimos anos. A única diferença é que, em vez de crescer em profusão para todos os lados, ela é aparada nas laterais e mantém o crescimento para baixo. A manutenção dessa barba é como a das barbas cheias e longas. Óleo e shampoo são indispensáveis para cuidar da aparência e saúde dela, assim como tesouras ou máquinas para aparar as laterais conforme crescem.
Cabelo
#1 Cabelos Compridos
Os cabeludos de plantão, especialmente os que deixaram seus fios crescerem ao longo de 2015, podem ficar tranquilos por que a juba de leão ainda está na lista de tendência para cabelos masculinos de 2016. Para diversificar, as dicas são o rabo de cavalo ou a trança, duas opções igualmente estilosas e práticas. Ou, você pode optar pelo cabelo todo solto. O top knot, coque de samurai com as laterais raspadas continua em alta.Para cuidar dos cabelos longos, não se esqueça de condicionadores de uso conjunto com o shampoo para garantir maciez e brilho aos fios, além de produtos para destacar camadas e dar movimento. Você também pode recorrer ao leave-in para baixar o volume, proteger os fios ou definir seus cachos.
#2 Razor Part e Fade Cut
Modas já consagradas nos cortes de cabelo masculinos, ambos são simples e uma boa ideia para renovar o visual de maneira discreta. Você pode optar por ambos ou apenas um deles, e aplicá-los a diferentes tipos de cortes entre undercut, side part, entre outros. Apropriados até mesmo para o ambiente formal de trabalho.
Além de modeladores para manter o penteado dependendo de qual estilo você escolha, razor part e fade cut podem ser feitos em casa, basta uma lâmina ou máquina em diferentes tamanhos e certa expertise.
#3 Cachos Soltos
Para os homens de cabelos encaracolados, a dica é investir no cacho bem definido e com finalização bagunçada e solta. Esse estilo apareceu muito nos últimos meses e parece ser uma forte tendência para o próximo ano, principalmente junto a laterais baixas, promovendo um topete de cachos no topo.
Para deixar os cachos volumosos, definidores de cacho são a melhor opção. Além disso, é importante manter os fios hidratados com shampoos hidratantes ou especiais para cabelos encaracolados.
#4 Twisted Afro
Uma moda que já foi aderida por Lenny Kravitz há algum tempo atrás, o twisted afro segue a linha do black power mas com as pontas torcidas. Um pouco demorado para fazer mas simples de manter, ele dá um visual diferente e descolado, além de poder ser facilmente alternado com o black power de pontas arredondadas. Modelar os fios é simples, basta saber levantá-los com o volume natural do seu cabelo, além de mantê-lo hidratado como exigem cabelos cacheados e crespos. Você pode usar um modelador de alta fixação para manter a estrutura nas pontas.