Arte na pele: a trajetória do tatuador Jun Matsui vira documentário

O nome pode não ser familiar, mas se você curte tattoo, Jun Matsui é o cara que você precisa conhecer.

Descendente de japoneses e nascido no Recife, o tatuador de 43 anos é um expoente quando se trata do ofício, sendo, inclusive o “personagem” principal de um filme brasileiro sobre tatuagem.

Jun Matsui une em seus desenhos referências das tatuagens de origem maori e polinésia, bem como influências de tatuagem do Japão, da cultura oriental e brasileira.

Leia também: Ideias de tatuagens masculinas

jun matsui

Quem é Jun Matsui: um dos maiores tatuadores do Brasil

Jun Matsui, que cresceu andando de skate em São Paulo, foi mais um dekassegui nos anos 90, embarcando para o Japão para trabalhar. No entanto, o posto na fábrica não durou muito: logo, o brasileiro estaria se dedicando aos ensinamentos de Horiyoshi III, mestre do irezumi, a tradicional tatuagem do Japão, carregada de simbologia e significados.

jun matsui

Seus desenhos tribais que usam como molde os próprios contornos do corpo, fizeram a fama do tatuador na Tóquio dos anos 90.

Também foi nesse período que Jun Matsui viveria algumas das passagens que o tornaram uma espécie de celebridade local, quando realizou tatuagens da mafia japonesa, especificamente, quando foi “convidado” cobrir um pênis com tatuagem, de um integrante da yakuza, a notória máfia japonesa.

jun matsui

Ao voltar ao Brasil, em 2007, continuou no ofício e fez fama por aqui com seus desenhos que vão do abstrato a animais e motivos como tatoo de espadas e facas. E, acredita que, assim como a alfaiataria, que é feita essencial para os homens, assim são suas tatuagens.

jun matsui

Esse curioso personagem tornou-se tema do documentário, o filme brasileiro de tatuagem, “Jun Matsui”, no qual o diretor Andre Ferezini disseca o trabalho e estilo de vida do tatuador.

Rodado ao longo de 5 anos, o curta acompanha os caminhos da agulha e da vida de dedicada a tatoo de Jun Matsui , que durante esse período tornou-se pai, abriu uma loja na tradicionalíssima Galeria do Rock e agora investe também no design de joias e moletons.

jun matsui

Para quem ficou curioso, em saber mais sobre o trabalho com tattoo de Jun Matsui, pode acessar o site do artista.

Aproveitando o assunto “cinema”, fizemos uma lista com os longas que você não pode perder e precisa assistir nos próximos meses;Filmes que todo homem deve assistir em 2019“.