Dicas e Cuidados: joias de prata

As joias masculinas são acessórios incríveis, que trazem uma aparência sofisticada a qualquer estilo. A Malmo desenvolveu diversas peças de prata, o metal mais apreciado por muitos de nossos clientes, combinando o couro, as correntes e pedrarias que dão o ar masculino a essas joias. Mas como cuidar para que suas joias não fiquem oxidadas, sujas ou desgastadas? Vamos as dicas:

joias4

Oxidação da Peça

A oxidação nada mais é do que aquele “escurecimento” da joia. Esse é um processo natural, já que a prata é um metal sensível à umidade, calor, cremes, loções, pomadas e perfumes. Por isso, infelizmente, a oxidação é um processo normal e característico deste metal, mas fica tranquilo que se você fizer o polimento da sua joia corretamente, ela voltará a ter seu brilho natural.

joias2

Manuseio das Joias

Como já dissemos, a prata tem o processo de oxidação natural, por isso os cuidados de manuseio de uma joia de prata devem ser redobrados em comparação a joias de ouro. A prata é um metal mais sensível, maleável e suscetível a choques, atritos e desgastes. Para mantê-la conservada e preservar suas características originais, siga essas dicas:

– Mantenha as joias guardadas em caixas próprias ou em saquinhos de plástico bem fechados. Isso fará com que a peça fique protegida da luz e de produtos químicos. Todos os produtos Malmo vêm com uma caixinha para guardar suas joias e um paninho para limpá-las regularmente.

– Evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.

– Evite utilizar suas joias em ambientes quentes, onde você possa suar ou entrar no mar/piscina. Isso agiliza o processo de oxidação da joia.

Como limpar suas peças de prata

joias1

Além de contar com produtos especiais para a limpeza de joias e peças de prata, vale considerar também aquelas dicas da vovó.

 – Flanela Mágica: Contém uma química especial que realça o brilho das joias lisas. Não molhe essa flanela e nem a joia quando for limpá-la.

– Limpa Pratas Líquido: Este é um produto próprio para tirar a oxidação mais profunda de sua prata. Basta colocar o líquido em um recipiente de vidro ou plástico, mergulhar as peças por cerca de 15 segundos, retirá-las do líquido, lavá-las bem com uma escova de dente (esfregando suavemente para não riscar a joia) e detergente e secar bem as peças. Você pode repetir esse procedimento se for necessário, mas lembre-se que o limpa pratas só pode ser usado em peças lisas e pedras cristalinas, nada de usar em peças envelhecidas ou pedras leitosas.

– Pasta de Bicarbonato de Sódio e água quente: Essa é uma das soluções caseiras que dão um resultado incrível. Misture o bicarbonato e água quente até formar uma pasta, coloque um pouco da pasta em um pano de algodão e use-o para polir a prata. Faça com delicadeza, já que, assim como a escova de dente, a pasta é pode riscar ou danificar a peça.

– Pasta de dente branca: A solução para polir suas joias pode estar no seu banheiro. É possível polir a sua peça de prata com um pano de algodão e um pouco de pasta branca comum. Funciona bem em peças lisas, limpando e dando brilho ao metal.  Esfregue um pouquinho da pasta na peça, com cuidado para não riscar, e enxague com água morna. Não esqueça de secar bem após o polimento.

joias3

Seguindo essas dicas você preservará suas joias por mais tempo, mantendo-as limpas e brilhantes. Você sabe mais algum método de limpeza de joias? Conta pra gente nos comentários!