As olimpíadas estão logo aí, a abertura começa hoje às oito da noite, para ser mais exato, e a expectativa está lá em cima. Mesmo entre dúvidas e nervosismos quanto à organização e competência dos envolvidos, não dá para negar que o evento chama muita atenção e está na boca de todo mundo (principalmente depois que a temporada de Pokemon Go foi oficialmente aberta).
Mas, uma coisa que veremos hoje e que talvez você não perceba é o estilo dos atletas. Sendo um grande evento como é, os jogos olímpicos atraem os olhos de todos, e o que os atletas estão vestindo faz parte do show. Não é de se admirar, então, que grandes estilistas de moda, apaixonados pelo esporte ou não, querem a honra de vestir os atletas nas cerimônias de abertura e encerramento.
Cuba
O primeiro estilista a anunciar ser responsável pelo estilo dos atletas foi Christian Louboutin, o das solas vermelhas sabe? Pois a cor icônica é a cor principal da bandeira de Cuba, cujos atletas vão ser vestidos pelo estilista. Como são os jogos de verão, os uniformes sociais sempre têm um toque leve e fresco, que lembra muito o estilo navy. Por isso, os atletas masculinos estarão vestidos em blazers vermelhos, camisa branca e bermudas pretas. Um destaque para os tênis de cano médio em vermelho, laranja, preto e branco.
Estados Unidos
Nunca deixando a desejar, Estados Unidos terá seus atletas vestidos por ninguém mais, ninguém menos do que Ralph Lauren. Os atletas vestirão calças brancas de comprimento curto, mankle, e blazers azuis. Por baixo, camisetas listradas no melhor estilo equestre do designer, em branco, azul e vermelho. Seguindo a linha de visuais sociais de veraneio, todos estarão usando docksides nos mesmos tons para completar o traje. Para terminar, o designer ainda desenvolveu um casaco especial para o atleta que carregará a bandeira, com as letras “USA” escrito nas costas com luzes em led.
Brasil
Por aqui, o eventos e as roupas também receberam atenção super especial. A escolhida para desenhar o uniforme dos atletas foi Lenny Niemeyer, estilista presente na lista do Rio Moda Rio, maior evento de moda anual do Rio de Janeiro. Inspirada pela beleza natural do país e, principalmente pela vegetação carioca, a designer desenvolveu uma estampa colorida nos tons da bandeira nacional que cobriu o vestido das atletas femininas e no lenço para o homens.
Ambos vestirão um blazer azul marinho, além de camisa branca e calça cáqui para os atletas masculinos. Bem elegante e moderno. Os uniformes foram patrocinados pela gigante do vareja da moda C&A, que apresentou os trajes e um ensaio fotográfico com os uniformes entitulado “Mistura, Torça & Celebre”, relacionada às campanhas da empresa.
Itália
Em uma abordagem mais clássica e tradicional, a federação italiana será vestida por Giorgio Armani, que já havia aceitado a mesma missão há quatro anos, nas olimpíadas de Londres. Com Moletons e diversos uniformes para os esportes, e não somente os sociais, o designer criou peças clean e elegantes que trazem a elegância esportiva à tona. Aliás, as peças estão a venda nas lojas da marca.
Canadá
Sempre a frente de outros países e servindo de exemplo, o Canadá não deixaria de mostrar seu espírito moderno nos jogos olímpicos. Vestidos pela grande Dsquared2, marca dentro da semana de moda de milão, os atletas canadenses ganharam trajes bastante modernos e estilosos. Com tênis brancos e calças pretas, eles vestirão um moletom oversized cinza com o nome do país e um blazer vermelho por cima, que tem o detalhe mais importante na parte de trás: uma semi cauda que lembra fraques. Um toque de elegância e descontração.
No final, o traje social dos atletas é algo que só será visto uma ou duas vezes, mas não é todo dia que temos novas inspirações de trajes de veraneio feitos por grandes estilistas. E, se você curtiu os visuais, pode dar uma olhada na Men’s e encontrar as peças chave de cada um deles.
E que comecem os jogos!