Erros clássicos do barbear que você comete e nem sabe

Se barbear e aparar a barba é algo que todo homem já tem certa expertise, de modo que cada um tem suas manias, ordem de produtos a usar, e frescuras especiais que nos tornam que somos, entre outros. Mas, também é verdade que a maioria de nós se barbeia no automático, com muito sono algumas vezes (logo depois de acordar) e sem prestar muita atenção.

E se eu te disser que isso faz com que cometamos diversos erros durante esse processo tão conhecido e corriqueiro que pode nos causar incômodos depois? Pois bem, para que isso não aconteça mais, listamos alguns erros que todo homem comete ao tirar a barba sem nem mesmo saber, e como corrigi-los.

1) Não umedecer o rosto antes, durante e depois

Normalmente, na hora de nos barbearmos damos molhamos a mão, passamos uma água no rosto e pronto, certo? Errado. Para garantir um barbear mais macio e com menos irritação na pele, o correto é umedecer bastante o rosto com água quente, abrindo os poros e amaciando os pelos, para que eles saiam mais facilmente. Se você quiser se aproximar ainda mais do ideal, umedeça o rosto com água quente depois de todas as passadas. Você também pode optar por fazer como os barbeiros e deixar uma toalha quente ao lado para colocar sobre o rosto.BoyShave

2) Errar a direção

Uma das coisas mais confusas na hora de se barbear é saber para qual lado levar a lâmina. O importante portanto, é ter um tempinho para conhecer a sua barba e saber para qual lado ela cresce, e, por mais chocante que isso possa parecer, olhar não basta. Passe seus dedos pela barba indo no sentido em que os pelos crescem, e preste atenção no momento em que eles trocam de direção, normalmente logo abaixo a mandíbula. Isso é importante por que te da uma noção da hora de cortar na direção do pelo o contra ela.

3) Contrapelo: pode ou não pode?

Aliás, se barbear a contrapelo também é um grande tabu, já que alguns apoiam, outros dizem que se iguala ao demônio, mas a realidade é que depende. Ir contrapelo é de fato mais eficiente por que corta os pelos pela raiz, enquanto na direção do pelo costuma deixar o começo do pelo visível, mas é bem mais agressivo. Por isso, o ideal é deixar para passar a lâmina a contrapelo na segunda passada, ou quando alguns pelo rebeldes insistirem em não serem cortados. E preste atenção, se sua pele for sensível e ficar muito irritada ou sangrar, pare. sombrio

4) Exagerar na economia

Essa aqui é um pouco cruel, porém é verdadeira. Claro que quando vamos à alguma loja ou farmácia, não vemos muita diferença entre diferentes equipamentos para aparar a barba, e optamos pelo mais barato. Mas, a triste verdade é que lâminas e máquinas de boa qualidade, cremes e loções são caras, mas também definem se você terá uma pele macia e bem cuidada, ou irritada no final, concluindo que o que custa caro mesmo é economizar na hora de comprar seus aparelhos e produtos. Além do fato que aparelhos mais em conta costumam pedir a troca antes, chegando a ser mais caros no geral do que investir em um de qualidade.

MaisCarosAparelho de Barbear Mundial Chrome | Barbeador Wahl Lithium 3 em 1 | Gillette Fusion Proglide Flexball

5) Usar barbeadores e lâminas igualmente

Outro ponto importante é achar que máquinas, barbeadores e lâminas têm a mesma função. Máquinas e barbeadores são legais para diminuir o comprimento, deixá-lo bem ralo até, mas não conseguem o mesmo resultado que lâminas. Você pode até usar máquinas ao invés de tesouras para diminuir o comprimento da barba antes de tirar tudo, mas nunca substituir um pelo outro.

6) Não esticar a pele

Obviamente, enquanto nos barbeamos, uma mão está com a lâmina, enquanto a outra  apoiada na pia, ou avulsa. Uma das coisas que mais facilitam durante o barbear e muitos homens não sabem, é usar a mão para esticar a pele enquanto você se barbeia. Vão que isso tenha alguma explicação científica, mas sem dúvidas deixa mais claro onde você está passando a lâmina e deixa os poros e pelos em maior evidência, facilitando ver o que você está fazendo.

7) Ignorar seu tipo de pele

Isso é algo de extrema importância para saber como lidar com o seu barbear, mas na louca necessidade incessante de precisar se barbear todos os dias (já que infelizmente o código social dentro de alguns escritórios ainda tem problemas com a barba) muitos esquecem que estão contribuindo para que a pele fique irritada. Independentemente do que você faça, barbear é sempre agressivo, e fazê-lo todo dia, bom, é duas vezes agressivo.

Claro que você não vai correr o risco de passar por desleixado no trabalho, mas saiba disso e tome cuidado com os produtos que usa e capriche no creme e espuma de barbear. Além disso, na hora de passar o pós-barba, que ajuda a acalmar a pele, saiba optar por aqueles com essências herbais e mais naturais, do que os que estão mais para perfume, com bastante álcool na fórmula.

CuidadinhosGel Pós-Barba Dr. Jones Recharge | Kit Vito de Barbear Completo | Creme de Barbear QOD