Entre muita tensão e torcida, rolou hoje a semifinal do Australian Open 2016 que colocou Andy Murray como finalista pela quinta vez no campeonato. O Grand Slam australiano que acontece em Melbourne, é o campenonato de tênis que acontece todos os anos e reúne todos os maiores craques do esporte. Ontem, o sérvio Novak Djokovic se classificou para brigar contra Murray na final, tomando o lugar de Roger Federer.
A grande final acontece neste dia 31 (próximo domingo) e, para não perder o timing, resolvemos colocar a prova, não só a habilidade dos competidores, mas também seu estilo dentro das quadras, já que as grandes marcas patrocinadoras não deixam barato neste tipo de evento e lutam entre si para serem vestidas pelos caras.
Começando pelo primeiro finalista oficial, Novak Djokovic, que levou o campeonato pela quinta vez em 2015, parece já ter levado a melhor este ano também. Além de se diferenciar por seus títulos no Aberto da Austrália, ele também se diferencia por seus uniformes. Patrocinado pela marca japonesa Uniqlo em uma parceria única, ele se exibe nas quadras em polos em polos bem coloridas e suaves ao mesmo tempo, sempre com etiquetas quadradas e vermelhas da marca a mostra. Mas, assim como a grande maioria dos outros jogadores, a Adidas domina seus tênis.
A Adidas também tem parte no uniforme de Murray, que se veste inteiro de Adidas, sempre com o visual em cores básicas, principalmente branco. Porém, curiosamente ao contrário de Djokovic, Murray fechou um contrato com a Under Armour, que criou uma linha de tênis especialmente para ele, para que ele parasse de usar Adidas nos pés.
Outro exemplo da exigência da Adidas ao patrocinar astros do tênis é o novo contrato da marca com Tomas Berdych, que enfrentou Federer por uma vaga na semifinal. Berdych era conhecido por sua parceria colorida e moderna com o grupo H&M, gigante do varejo internacional. Ele aparecia em listras, cores chamativas, flores e estampas geométricas, contrapondo o bom humor à seriedade durante os jogos, mas a Adidas roubou o moço para si, e ele já começou o ano vestindo a marca durante o Australian Open 2016.
Outro que corre por fora dos óbvios, o semfinalista canadense Milos Raonic, que jogou hoje contra Murray, é patrocinado pela New Balance, e também passa longe dos uniformes clássicos em cores básicas com suas camisetas, shorts e tênis em cores fortes e fluorescentes.
Não podemos esquecer, claro, de Roger Federer, conhecido mundialmente e patrocinado pela Nike, assim como diversos outros atletas. Já em contrato fixo com a grife há algum tempo, ele se mostra fiel aos uniformes com o “check” icônico.
E aí? Deu para se inspirar para visual de academia e, quem sabe, a coragem para retomar o treino que ficou de lado?