Barbas: o segredo para um novo antibiótico?

Há alguns meses, muito se falou sobre a possibilidade de barbas serem um depósito de bactérias e sujeiras. Mas, recentemente, uma reportagem da TV britânica BBC descobriu algo fascinante: há micro-organismos escondidos nas barbas que tem ação antibiótica, assim como a penicilina, por exemplo.

higiene barba

Com a onda de barbas, cavanhaques e bigodes que tomou conta dos quatro cantos do mundo nos últimos anos, aqueles que não são muito afeitos aos pelos faciais logo trataram de descobrir razões para barrar a nova moda. Entre elas, está a divulgação de uma pesquisa nos Estados Unidos cujo resultado aponta para a existência das mesmas bactérias encontradas em fezes nas amostras de barba.

Porém, as amostras coletadas aleatoriamente pela equipe da BBC e enviadas para análise de um especialista da University College London sugerem algo bem diferente. Foi possível cultivar 1oo tipos diferentes de bactérias a partir das amostras e o que chamou a atenção foi que parte delas estava matando outras, da mesma maneira como um antibiótico faz. Essa bactéria, identificada pelo especialista consultado pela BBC como Staphylococcus epidermis, em outros testes, conseguiu destruir um agente causador de infecção urinária que é bastante resistente a medicamentos.

Ainda é cedo para afirmar, mas é possível que a gente ainda veja o dia em que a “barbacilina” vai substituir antibióticos ultrapassados como forma de combater infecções.

Agora que você sabe o quão importante a sua barba é para a sua saúde, tá na hora de cuidar dela da melhor maneira possível. Dá uma olhada nesse kit de primeira que a gente separou aqui pra você:

higiene barba2

1. Kit Barba Vito e QOD   2. Balm de Barba Vito The Beard Balm  3. Pente Madeira Vito