A gente sempre fala muito de barba, às vezes de bigode, mas o meio termo entre eles parece sempre ficar um pouco esquecido. O cavanhaque, que após conhecer seu apogeu nas décadas de 80 e 90, caiu no ostracismo na década seguinte. Mas, de uns tempos pra cá, o estilo tem aparecido com frequência no rosto de alguns cavalheiros que são referências de estilo. Amado por uns, odiado por outros, o cavanhaque é, sem dúvida, polêmico.
Os responsáveis
Um dos caras responsáveis por resgatar o estilo é Bryan Cranston, ou melhor, seu personagem Walter White na série “Breaking Bad”. Com o sucesso da série, o cavanhaque parece ter sido reintroduzido no vocabulário masculino. Outro grande aliado do estilo é o ator Brad Pitt que, vira e mexe, surge com um cavanhaque por vezes bem longo, em outras mais aparado. Por fim, uma das marcas registradas do rapper Kanye West é, sem dúvida, o seu cavanhaque. E o estilo cai nele como uma luva, graças ao seu formato de rosto.
Cavanhaque cai bem em quem?
Falando em formatos de rosto, optar por cultivar um cavanhaque deve, obrigatoriamente, passar pela análise dos contornos do seu rosto. Como a gente já sabe, o tipo certo de barba ajuda a valorizar ou esconder pontos fracos na face, e com o cavanhaque não seria diferente. Quem conta com um rosto de formato redondo, quadrado ou oval pode apostar sem medo no cavanhaque. No caso dos caras com rosto redondo, o cavanhaque, por ser composto por linhas mais retas, vai criar ângulos e desviar a atenção das laterais mais largas da face dando uma aparência mais fina. Para os caras que tem rosto no formato quadrado, o cavanhaque irá alongar o eixo vertical do rosto, deixando-o mais harmônico. Por fim, o rosto oval, por ser o mais proporcional de todos, também pode usar o cavanhaque, caso ele combine com o seu estilo.
Por ser um modelo de barba mais desenhado, o cavanhaque pode tanto deixar as feições mais fortes e definidas, como desfavorecer. Se o contraste entre a cor da sua pele e a cor da sua barba for grande, o cavanhaque será evidenciado, resultando num visual mais dramático.
Como fazer o cavanhaque?
O cavanhaque é definido, basicamente, como um estilo de barba que conecta o bigode com a barba do queixo, com o restante do rosto liso. É bem verdade que existem variações, como o muitas vezes usado por Johnny Deep em que há um bigode, um tufo de barba logo abaixo do lábio inferior e barba na parte mais ao final do queixo. Mas, aqui a gente vai falar do cavanhaque clássico.
Pra início de conversa, deixe os pelos faciais crescerem. Quando você já estiver com uma barba curta, comece barbeando a partir das costeletas até uma distância de 2,5 cm a partir do canto da boca. Continue o barbear até o final do queixo. Caso você não queira um visual tão extremo logo de cara, vale optar por um barbeador elétrico com o pente mais baixo para aparar as laterais do rosto ao invés de deixá-lo totalmente liso. Para pequenos detalhes, você pode recorrer à lâmina mesmo ou, se for muito detalhista, à pinça.