Estilo de Barba para cada Tipo de Rosto? Descubra o seu agora!

estilo de barba cada tipo rosto

Por que você precisa saber sobre estilo de barba para cada tipo de rosto?

A barba é o cartão de visita de qualquer homem!

Os diversos estilos de barba possíveis são uma questão meramente cultural. Na antiga Roma, por exemplo, quanto maior a barba, maior a hierarquia política do sujeito.

Já no início do século XX, o rosto liso era sinônimo de asseio, cuidado e boa aparência.

No nosso moderno século XXI a maioria destes simbolismos foi extinta e hoje a barba pode ser considerada um “acessório” masculino, uma marca que define a identidade do homem. Mas como saber qual o melhor estilo de barba para o seu rosto? 

Ou você pergunta: qual estilo de barba combina comigo?

Para responder esta pergunta, é necessário primeiramente analisar os traços que formam o desenho da sua face e que te caracteriza como você é.

Sim, meus amigos, a barba é, nada mais nada menos, que um desenho. Mas se você não tem noção alguma de técnicas de desenho, nós vamos te ajudar a descobrir alguns modelos de barba por rosto que podem ficar bons em você!

Se liga.

As linhas do rosto

Para analisar as linhas do rosto, utilizamos uma foto do ator Ashton Kutcher como exemplo.

Vamos estudar estes traços marcantes, aprender a interpretá-los e depois brincar com as possibilidades de modelo de barba para esse tipo de rosto.

estilo de barba para cada tipo de rosto

Traçando linhas, vemos que na face de Kutcher existem quinas do maxilar até o queixo, o que faz com que o rosto seja quadrado.

A base do queixo, inclusive, é uma linha reta e horizontal e possui, como continuação para cima, outras duas linhas diagonais também retas com um ângulo levemente obtuso em relação à linha debaixo.

O espaço entre a base da boca e o limite do queixo é longo, aproximadamente o dobro do espaço entre a base do nariz e o limite do lábio superior. Guarde esta relação, ela será importante lá na frente.

A boca é ligeiramente mais larga que o nariz e os lábios são relativamente finos.

As poucas linhas arredondadas do rosto deste ator convergem para o centro da face, como vemos nas sobrancelhas e na maçã-do-rosto.

Os estilos de barba para cada tipo de rosto

Estilo de barba é uma questão de gosto pessoal, tanto pela beleza quanto pelo conforto. Existem diversos estilos diferentes, por isso vamos abordar aqui apenas os principais.

Há alguns detalhes a serem considerados na hora de raspar – ou não – os pelos e que têm relação direta com as linhas do rosto.

Bigode

Pensando na análise que fizemos da diferença entre o espaço da parte de cima e da parte debaixo da boca, o bigode é mais indicado quando essa relação de tamanhos é mais discrepante, como no caso dos atores da foto.

O bigode cobrirá o espaço entre o nariz e a boca, muitas vezes até o lábio superior. Se este espaço for muito menor que o espaço debaixo, o bigode ajudará a disfarçar esta diferença.

Ele pode ajudar também a esconder o lábio superior quando este for demasiadamente fino, aumentando discretamente o lábio inferior.

Confere estas fotos de estilos de barba (ou melhor, de estilos de bigode)!

qual estilo de barba combina comigo

Não é indicado para homens negros, que em geral têm lábios grossos, pois a relação bigode/lábios/queixo não ficará visualmente agradável. Também não é um estilo de barba para rosto redondo, pois o bigode conduz o olhar de quem vê para o formato das bochechas e do maxilar, evidenciando-os.

Cavanhaque

O cavanhaque é um desenho de barba muito específico que pode te ajudar a forjar traços do rosto que você talvez não tenha, ao mesmo tempo em que te atrapalhará se for usado de forma incorreta.

Se seu rosto for naturalmente arredondado, linhas retas vão te ajudar a manter o equilíbrio visual. Se, pelo contrário, seu rosto for magro ou quadrado, o desenho do cavanhaque deve ter linhas curvas para também buscar o meio-termo.

modelo de barba para rosto

Costeletas

Quem nunca quis ter uma costeleta estilo Elvis Presley, que atire a primeira pedra. Mas, claro, não é em qualquer um que funciona. Visualmente falando, as costeletas nos remetem aos bad boys da década de 70, estilo John Travolta nos tempos de Grease. Por isso elas rejuvenescem e dá ao homem uma “cara de mau”.

melhores estilos de barba

Geralmente fica melhor em homens com rosto quadrado ou que apresentem linhas retas, pois as costeletas se comunicarão justamente com as linhas do maxilar.

Barba cheia

A barba cheia esconde todas aquelas linhas que traçamos na foto, por isso, de certa forma, ela é uma receita “universal” e infalível para quem não sabe utilizar os traços da face a seu favor. É inegável que ela arredonda o rosto, por isso se você pretende deixar os pelos nascerem livres, mas está acima do peso, tenha ciência de que ela deixará seu rosto com aspecto mais rechonchudo do que realmente é.

diferentes estilos de barba

Não é indicado caso a barba tenha falhas ou não cresça uniformemente, pois passará uma imagem mais de descuido do que de um autêntico barbudo.

Barba mal feita

A barba por fazer é o atual estilo da moda. A maioria dos homens, na televisão ou nas ruas, tem utilizado ele e, assim como a barba cheia, acaba funcionando de forma universal. Todos os homens já usaram este estilo por pelo menos um dia: no domingo de churrasco que você não tem obrigação de fazer a barba para ir trabalhar (se for esse o caso).

Não há regras específicas a serem seguidas, a barba mal feita não mudará os seus traços naturais, mas ela também exigirá atenção, cuidado e asseio. Por muito pouco, a barba que deveria seguir este estilo, pode se transformar em uma barba mal cuidada e te dar um aspecto de desleixado. Por isso este estilo não consiste apenas em não fazer a barba, demanda manutenção constante, pois o crescimento dos pelos é mais fácil de ser notado.

Ainda sobre este estilo, há um detalhe importante a ser levado em conta: sabe aquele papo abaixo do queixo que é mais visível nos gordinhos? A barba mal feita ajuda a disfarça-lo se o “pé” dela for cortado rente ao pescoço.

Vejo constantemente homens cometendo este mesmo erro: cortar a barba no meio do espaço entre o queixo e o começo do pescoço. Ao invés de disfarçar o papo sobressalente, a barba faz evidenciá-lo.

estilo de barba rosto fino

Os melhores estilos de barba para você

Se você chegou até aqui, mas ainda não descobriu quais os melhores estilos de barba para o seu rosto, não se desespere. Lembra quando você era criança e com uma caneta na mão se divertia fazendo bigodes, barbichas e cavanhaques em todas as fotos de pessoas nos jornais, revistas e panfletos?

Imprima várias cópias de uma mesma foto em que você esteja sem barba e volte a ser criança! Faça no seu rosto a mesma análise que fizemos na foto do Ashton Kutcher, com as linhas, os espaços e a relação que todas essas informações mantém entre si.

Depois experimente desenhar os estilos que você mais gosta na sua própria foto e veja qual combina mais com seu rosto. Essa é uma receita infalível para descobrir qual estilo de barba fica melhor em você!

Outra forma, é você ir no barbeiro e pedir para ele experimentar diferentes estilos de barba em você, como no vídeo abaixo:

Eai, vai encarar?

Sacou os estilos de barba para cada tipo de rosto?

Sabemos que não é tão simples acertar no estilo de barba que combina perfeitamente contigo, mas também não precisa ser algo complicado. Como tudo na vida, é só uma questão experimentação e prática.

A boa notícia é que tudo de que você precisa para cuidar do seu modelo de barba você encontra no site da Men’s Market!

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

—> Acesse a nossa loja agora e cuide de você! <—

Eai?

Gostou desse texto sobre o estilo de barba para cada tipo de rosto?

Então, provavelmente você vai gostar destes outros 2 que separamos para você:

  1. TODOS OS TIPOS DE CAVANHAQUE QUE VOCÊ PODE ADERIR
  2. 5 ESTILOS DE BARBA [TOP 2019]
  3. 7 MODELOS DE CORTE DE BARBA MASCULINA PARA MUDAR SEU ESTILO
  4. Como fechar os poros do rosto definitivamente

E se tiver mais dicas para responder “qual estilo de barba combina comigo”, compartilha com a gente nos comentários!

joaogabriel

João Gabriel Ribeiro é nosso leitor e responsável pelo site Barba Feita.