Berlim no verão é uma coisa surreal. Todo mundo que mora na Alemanha comenta como o inverno é triste devido aos dias, que são muito curtos: quatro da tarde já está escuro.
No verão é o oposto! Os dias são longos, amanhece muito cedo, o sol bomba até umas 20h e só se põe por volta das 22h15.
Isso significa que a cidade inteira está sempre na rua, principalmente nos bares. Feiras de rua, flea markets, feiras de comida, bebidas, rooftop bars, bares escondidos, e o melhor: é uma das cidades mais baratas do mundo para se ser jovem hoje em dia.
O que parece aos olhos de quem vai a Berlim passar alguns dias é que a cidade é gigante e quase que toda repleta de jovens. Não é. Berlim é pequena e tem bastante idosos. Mas, é uma cidade alegre, leve (pois é), jovial, que parece não se preocupar com nenhum tipo de comportamento padrão e tendências. Enquanto os jovens de todo o mundo (e quase todos de SP) copiam o jovem de Berlim, ele só vive sua vida envolto em muita arte e cultura em geral.
Se existe alguma moda em Berlim, ela é usar o que você tem vontade. Se existe alguma tendência de comportamento, é ser você mesmo, sair do FB e encontrar os amigos na rua.
Cheers!