Espaço barbeiro: Barba, ter ou não ter, eis a questão.

Nada mais atual do que falar sobre ela, a barba: se você é adepto dela, você deve se preocupar muito com o tratamento do fio, lavando, aparando e finalizando. Sem ela, o cuidado está no material que você deve usar. Vou separar o artigo em duas partes: a primeira para os barbudos (seja a barba aparada ou o famoso estilo “lenhador”) e a segunda para os que preferem o rosto raspado.

Uma barba baixa exige mais cuidado com a pele do que com o próprio fio. Essa diferença de preocupação vai se alterando de acordo com o tamanho do pêlo. Uma barba bem baixa é indicada para quem tem a barba bem preenchida. Ao fazê-la, antes de começar a desenhar limpe bem com um sabonete anti-bacteriano. Depois use uma máquina para facilitar na hora de fazer o desenho. Uma dica excelente é a Máquina de Detalhes da Wahl Professional. Espalhe bem a espuma na região que você irá limpar com a lâmina de abrbear ou navalhete. Para enxergar melhor o desenho, use um pente para retirar o excesso de espuma, assim ficará muito mais visível.

barbacerrada

Aos que tem a barba um pouco maior, mais ou menos 1 cm, leve em conta as mesmas dicas anteriormente citadas, entretanto comece a se preocupar em pentear a barba e usar uma boa cera para ajudar no alinhamento dos pêlos. Aqui na loja da Men’s Market você realmente encontra as melhores ceras, são elas: as ceras da Sobrebarba, Three Kings e uma específica da Keune, a Matt Effect. Essa última não foi feita para barba, mas se adapta muito bem e o resultado final é fantástico. Quando finalizamos a barba sempre ficam aqueles fios arrepiados e muitas vezes nem mesmo com cera conseguimos moldá-los. Isso acontece devido ao nascimento “errado” do folículo. Pra quem usa aparador de barba ou máquina de corte uma dica preciosa é mudar o ângulo que você usa a máquina. Quando aparamos colocamos a base em contato com o rosto para que as lâminas fiquem rentes e cortem na marcação que desejamos. O segredo para tirar o arrepiado é colocar a ponta da lâmina em um ângulo de 90° sem que ocorra contato da base da máquina. Exemplificando, é como se você usasse a máquina como um pente. Mas calma, não é tão simples. Existe um jogo de números antes disso. Se você passa a máquina de 1 a 2 para aparar a sua barba, você deverá usar a máquina em 90° com a numeração 0,5 para tirar o arrepiado. Caso use de 2 a 4, deverá usar a máquina 1 para o arrepiado.

Aos que usam aquela barba de lenhador, o cuidado já começa a envolver outras coisas. Cuidem como se fosse um filho: vocês devem lavá-la com shampoo e passar um condicionador. Importante, o condicionador deve ser passado somente superficialmente para que não deixe a pele oleosa. Também não se esqueçam de deixar o condicionar agir (alguns minutos sobre a barba já é suficiente). E nesse nível, usar cera é quase uma obrigação. Para deixar toda a barba alinhada, o combo é tesoura e cera. Apare bem aqueles pêlos arrepiados, passe a cera e depois apare novamente. A minha maior sugestão é que vocês encontrem um barbeiro de extrema confiança e que tenha um grande conhecimento sobre o assunto, só assim para chegar a um nível perfeito de barba.

barbalenhador

Enfim, para os que preferem o visual raspado, algumas ferramentas são fundamentais: uma lâmina nova (nada de reaproveitar aquela lâmina que você já usou tantas vezes) ou navalhete; pincel de texugo (a Kent possui um excelente); creme ou gel de barbear; sabonete anti-bacteriano e pra finalizar um bálsamo, loção ou pedra hume. Com água quente, limpe bem o seu rosto com um sabonete anti-bactericida, assim iremos evitar aquelas “espinhas” que aparecem logo após o barbear. Prepare a espuma em uma tigela de porcelana e esquente (pode ser no forno microondas). Com o pincel faça movimentos circulares no seu rosto todo, assim você faz uma esfoliação na pele, fazendo com que a lâmina escorregue mais fácil e o barbear dure mais tempo. Ao usar a lâmina, procure sempre fazer na primeira passagem o corte a favor do crescimento do pêlo. Quando for fazer contra (escanhoar), certifique-se que a sua pele e a espuma estejam quentes. Assim que finalizar, use novamente o sabonete para garantir que não terá nenhuma inflamação decorrente de bactérias, mesmo que não haja nenhum corte visível. O pós-barba dependerá da sua pele: o bálsamo é indicado para quem tem a pele ressecada e a loção para quem tem pele oleosa. A pedra hume é espetacular, podendo ser usada nos dois casos, entretanto ela arde um pouco, mas o seu efeito ainda é considerado um dos melhores. E pra finalizar limpe seu rosto com água gelada para fechar os poros.

babybutt

Vale aqui um alerta: NUNCA compartilhe sua lâmina e sua pedra ume, inclusive fique atento quando for ao seu barbeiro. Esse tipo de compartilhamento pode trazer infecções serias, portanto fiquem sempre atentos. Vale lembrar que o barbear é uma arte e que nenhum método é único, vocês podem brincar de diversas maneiras com outros produtos e chegar a um resultado tão bom quanto esse que mostrei a vocês.

felippe

Espero que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida fico à disposição. Forte abraço Felippe Caetano.