7 dicas para cuidar da acne masculina

Na adolescência, a acne é comum, já na fase adulta… Também! Se as espinhas e os cravos andam afetando sua aparência, escrevemos esse post com várias dicas para ajudar você a reduzir esse quadro. Continue lendo!

O que é a acne?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a “acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”, ou seja, nada mais do que poros “entupidos” pelo excesso de sebo. As causas variam muito de pessoa para pessoa, mas a principal delas é hormonal.

 

 

1. Troque a roupa de cama periodicamente

 

Um inimigo da pele do qual às vezes nos esquecemos é a roupa de cama. Isso porque a fronha e os lençóis ficam em contato direto com a pele e, se não estiverem bem limpos, podem causar a proliferação de bactérias causadoras da acne. Portanto, lave e troque frequentemente a roupa da sua cama!

2. Não acredite em receitas caseiras

 

 

Pasta de dente sobre a acne? De jeito nenhum! Essas e outras receitas que aparecem vez ou outra nas redes sociais não só não vão te ajudar como podem piorar o quadro. Opte por um secativo próprio para essa finalidade, como o Bastão Secativo Zeroak Dermatus, que tem ação antimicrobiana e antifúngica, e tenha paciência!

 

 

3. Não esprema as espinhas e os cravos

 

Nós sabemos o quão difícil é resistir à tentação de espremer espinhas para sumir de vez com o problema, mas esse é um grave erro! Isso porque dessa forma você pode lesionar a pele, causando manchas, cicatrizes ou até agravando o grau da acne. Além disso, nossas mãos e unhas estão cheias de bactérias e sujeiras que podem causar inflamações. Portanto, evite apertá-las e opte por um secativo no lugar. 

 

 

4. Limpeza diária

 

O primeiro passo é dar aquela reforçada na higienização da pele. Para tal, você vai precisar lavar o rosto diariamente, pela manhã e à noite, com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Além disso, pode ser uma boa também investir num esfoliante 1 ou 2 vezes por semana, para remover as células mortas e manter os poros sempre desobstruídos. Mas não exagere: lavar o rosto mais de duas vezes por dia pode remover excessivamente a oleosidade, desencadeando uma produção maior de oleosidade para compensar essa falta!

Uma dica de sabonete para a limpeza diária é o Sabonete Facial Líquido Men’s, que possui extrato de bardana, aloe vera, calêndula e mental e, assim, remove as impurezas sem danificar a pele e ainda promove sensação refrescante.

Já para esfoliante, a dica é o Esfoliante Facial Men’s, que leva na composição cascas de nozes, que garantem uma boa esfoliação mecânica e deixa a pele mais lisa imediatamente após o uso. 

 

 

5. Fique de olho na sua alimentação

 

Fast-food, frituras, alimentos ultra processados, doces e refrigerantes em excesso podem desregular os nível de colesterol, triglicerídios e insulina no corpo, que podem levar ao aumento do trabalho das glândulas sebáceas. Daí, já viu: pele mais oleosa e poros mais e mais entupidos. 

 

6. Use hidratante

 

 

A pele oleosa também precisa ser hidratada, até porque oleosidade não é o mesmo que hidratação. Ao contrário, ao hidratar a pele, você faz com que ela reduza a produção de oleosidade exagerada que tinha tentando compensar a falta de água! Por isso, todos os dias, após lavar o rosto e antes do protetor solar, use um hidratante. 

 

 

7. Use também protetor solar

 

Pular o protetor solar na rotina diurna é um erro sério para quem tem acne! Isso porque além de prevenir o câncer de pele e o envelhecimento cutâneo precoce, o protetor solar também ajuda a evitar as cicatrizes de acne. Além disso, para quem não gosta do aspecto pegajoso do item, existem várias opções com toque seco e ainda ajudam a reduzir a oleosidade da pele, como o Protetor Solar Facial Vichy Idéal Soleil Anti-Brilho Toque Seco FPS 50!

 

Além dos produtos para cuidar da pele que indicamos neste artigo, a Men’s Market, possui uma coleção completa para cuidados com a pele do seu rosto.

Somos uma loja virtual reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para homens de todas as idades e com variados tipos de pele.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno. Acesse nosso site e confira todo nosso acervo.