Novembro Azul, o mês da conscientização sobre a saúde do homem

Novembro azul é o mês mundial da conscientização sobre a saúde do homem e da prevenção do câncer de próstata.

Sendo o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, esse é um tema de extrema importância, especialmente durante este mês.

Dessa forma, o Blog da Men’s separou esse post especial para que você conheça mais sobre esse assunto e saiba também quais são as recomendações de prevenção da doença.

Vamos lá?

Como surgiu o “Novembro Azul”?

Com seu início na Austrália, em 1999, o Novembro Azul surgiu como uma forma de chamar a atenção para a saúde do homem, algo que não costuma ser muito comentado no restante dos meses do ano.

Por ser uma doença tão grave, quando diagnosticada em sua fase inicial, o câncer de próstata pode ter um tratamento mais eficaz e menos invasivo.

Sendo assim, novembro foi eleito como um mês para trazer mais visibilidade ao tema, especialmente porque exames como o de sangue e de toque retal ajudam a identificar a doença o quanto antes.

Além disso, especialmente para homens na faixa etária acima de 45 anos, é indispensável manter uma boa rotina de acompanhamento profissional, uma vez que os riscos de desenvolver câncer de próstata nessa idade são maiores.

Reprodução: Pinterest

Afinal, o que é o câncer de próstata?

Com alguns dos principais sintomas envolvendo a dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes e até mesmo a presença de sangue na urina, o câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens.

Sendo a glândula do sistema reprodutor masculino, a próstata é responsável por produzir o esperma.

Ao nos depararmos com os dados de que, cerca de 3 milhões de homens convivem com essa doença, conseguimos entender sua dimensão e a importância de ser diagnosticada cedo, permitindo mais opções de tratamentos.

Reprodução: Pinterest

Existem formas de prevenção?

Existem diversas formas de prevenir o câncer de próstata, além de exames de rotina com profissionais da área da saúde.

Manter também uma boa rotina de atividades físicas é essencial na prevenção de inúmeras doenças, trazendo diversos benefícios à saúde.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco e ter uma boa alimentação são outras formas de ter uma vida mais saudável e, logo, prevenir doenças como o câncer de próstata e tantas outras.

Realizar atividades ao ar livre, manter bons relacionamentos e ter uma vida sexual saudável são ainda outros fatores que podem deixar a vida mais leve e saudável!

Reprodução: Pinterest

É sobre a saúde mental também

Indo além do câncer de próstata, o Novembro Azul também é sobre a saúde mental dos homens, outro assunto pouco comentado.

Considerando que cerca de 76% dos casos de suicídio sejam cometidos por homens, está mais do que claro que este é um tema que precisa ser discutido e levantado.

É sempre importante lembrar que, acima de tudo, os homens são humanos e também choram, sofrem e sentem dores, físicas e emocionais.

Procurar a ajuda de profissionais psicólogos e psiquiatras, por exemplo, não demonstra fraqueza, pelo contrário, mostra como você foi forte em entender que precisava de ajuda.

Vamos normalizar não ter apenas dias bons, procurar conselhos, cuidar da saúde, ir ao médico e sempre procurar viver de uma forma mais leve, que nos traga bem-estar e conforto físico e mental.

Você não está sozinho!