Como fazer transição capilar masculina? 3 formas diferentes

Transição capilar masculina é o processo de “abandono” de qualquer tipo de química usada nos cabelos, seja tintura, progressiva, relaxamento, etc. Mas mais do que uma escolha estética, é uma forma de se expressar diante do mundo, uma atitude em relação aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Já faz algum tempo que muitos caras de cabelo natural crespo e cacheado estão abandonando os alisamentos e tratamentos químicos para deixar os fios crescerem naturalmente.

A tal mudança é chamada de transição capilar masculina, e está bastante atrelada ao movimento do orgulho negro. Assumir os cachos passou a ser uma forma de resistência e orgulho diante de um mundo que sempre julgou o cabelo afro.

Pensando nisso, preparamos este post para aqueles que estão querendo cortar a química e recuperar os cachos. Bora conferir algumas dicas para passar pela transição capilar masculina da melhor maneira possível?

O que é transição capilar masculina?

transição capilar masculina como fazer

Transição capilar é o nome dado ao processo de “abandono” de qualquer tipo de química usada nos cabelos, seja tintura, progressiva, relaxamento, etc.

Ou seja, estamos falando de uma prática voltada para quem quer assumir os cabelos como são naturalmente. Pode ser assumir os fios brancos ou qualquer outra cor natural, ou mesmo assumir os fios crespos, que é justamente o foco deste post.

Quanto tempo leva a transição capilar masculina?

A primeira dúvida que surge é quanto tempo dura a transição até que os fios percam completamente a química e os cachos voltem a nascer naturais.

A verdade é que depende do comprimento do seu cabelo e há quanto tempo você vem alisando ele.

Em geral, alguns meses são suficientes, principalmente porque os homens costumam ter os cabelos mais curtos, mas a regra é ter calma e focar nos cuidados.

Transição capilar masculina: como fazer?

como fazer transição capilar masculina

Para fazer a transição capilar masculina basta um primeiro passo: dar adeus aos tratamentos químicos de alisamento. Depois disso, existem três opções:

1 – Raspar todo o cabelo

A primeira opção é raspar o cabelo e esperar até que os fios voltem a nascer 100% naturais, o que pode demorar um tempo mas te livra da manutenção. É, sem dúvidas, a opção mais fácil.

2 – Deixar o cabelo crescer

Outra opção, é deixar os fios continuarem a crescer até que fique nítida a diferença entre os fios alisados e a raiz enrolada.

Neste momento você deverá fazer o chamado “Big Chop“, que nada mais é do que cortar todas as pontas com química e deixar apenas os fios enrolados.

3 – Cortar os fios aos poucos

A última forma é um pouco mais demorada, mas é uma ótima opção para quem não quer deixar os fios muito curtos. Consiste em ir cortando os fios aos poucos, conforme os fios naturais vão crescendo.

Quem opta pelas duas últimas pode ter um pouco de dificuldade em domar os fios, já que a diferença entre a parte alisada e a natural fica bem evidente e o visual não é uniforme.

Mas não é nada que um bom penteado afro masculino ou man bun não resolvam.

Cuidados durante e após a transição capilar masculina

transição capilar

A partir daqui, a regra é cuidar, afinal, os fios cacheados exigem muito cuidado, conforme já falamos no post: Como cuidar de cabelos crespos? Quais produtos devo usar?

Mas tão importante quanto saber como fazer transição capilar masculina, é saber quais cuidados tomar com seus cabelos durante este processo.

O grande destaque vai para a hidratação, já que a transição exige um pouco mais de atenção, pois os fios sofrem com quebra, uma vez que metade deles está forte e firme e a parte quimicamente tratada está frágil.

como fazer transição capilar

Shampoo Beautech Cachos Liberados Low Poo 300ml

Ativador de Cachos Beautech Liberado 500ml

Pomada Paul Mitchell Foaming Pommade Soft Style 150ml

Nossa sugestão é seguir um cronograma capilar, que dita uma certa frequência para fazer hidratação, reparação e nutrição dos fios.

transição capilar como fazer

Uma última dica que damos é: tenha paciência.

É importante cuidar dos cachos e esperar que eles assumam seu formato natural, o que pode levar um tempo, mas vale muito a pena!

Depois de conhecer seu tipo de cacho e pegar o jeito de cuidar, o volume e a beleza dos fios é sem igual. 🤩

E se você quiser ver um pouco da experiência de alguém que passou pela transição capilar e hoje está super satisfeito com o resultado, confira o vídeo abaixo:

Em nosso Facebook você encontra mais dicas sobre transição capilar masculina, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Preparado para fazer sua transição capilar masculina?

Mais do que uma mudança estética, fazer a transição capilar masculina é uma forma de expressão em relação aos padrões de beleza impostos pela sociedade. E se você topar este desafio, já sabe onde encontrar os melhores produtos para cuidar do seus cabelos após fazer sua transição capilar masculina, não é mesmo?!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo e encontra as melhores dicas para cabelos cacheados masculinos.

Agora que você já sabe como fazer transição capilar masculina, que tal mais algumas dicas de cuidados para com os fios? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Corte de cabelo crespo masculino: os 5 melhores para 2021 📷
  2. Tipos de shampoo para cada tipo de cabelo? Qual devo usar?
  3. Corte de cabelo masculino cacheado: 7 estilos TIRAM o fôlego

Gostou dessas super dicas de como fazer transição capilar masculina? Você já fez a transição? Como foi a sua experiência? Conta pra gente aqui nos comentários!