SPFW: João Pimenta e seu inverno 2016

Quer saber de um estilista brasileiro que cria roupas para homens 100% autoral e com exímio requinte (digamos, à la Itália)? Estou falando do João Pimenta: o designer de moda, além da marca homônima, comanda a direção criativa da West Coast e é reconhecido por seu suntuoso trabalho com alfaiataria.

joaopimenta

Fonte: fotosite.com.br

Em sua última coleção, desfilada na terça-feira passada (20), Pimenta trouxe para a passarela um tema que já discuti por aqui: tendência máxima – ou realidade para um “futuro distante”, como ele mesmo explicitou –, o gênero neutro foi o foco das peças.

joaopimenta2

Fonte: fotosite.com.br

Tal retórica, já recorrente em seus outros desfiles, veio desta vez reelaborada: menos conceitual e mais comercial – mais tangível ao consumidor, portanto –, a coleção trouxe cartela de cores e bordados em referência a ícones nacionais, como tucanos, araras, café e até a própria bandeira. Além disso, as peças foram propostas numa mistura onde o black tie, o homewear (roupas de ficar em casa) e o streetwear convergem. Soa complexo? Uma das propostas é justamente transcender as regras de dress code e sugerir esse embate sistemático: homens livres para usarem o que quiserem, onde quiserem.

joaopimenta3

Fonte: fotosite.com.br

Vinte tecidos diferentes foram usados para confeccionar as peças, todos pertencentes ao acervo têxtil da Paramount (marca referência quando se trata de alfaiataria) e cheios de histórias por trás. Camisas com grandes laços no punho, paletós com lapelas em babados, broches de flores e transparências são só alguns exemplos de como o flerte entre esses arquétipos se cruzaram para criar um híbrido genderless. Nos pés, belas botas da West Coast que traduzem exatamente o meio termo entre o casual e o social.

banner_google_modelo-728x90_360 (1)

Arriscado para uns, perfeito para outros: é o homem contemporâneo se livrando (aos poucos) das amarras que definem o que pode e o que não pode ser usado.