Smoking, fraque, semi-fraque, casaca… cuma?

Tem certas coisas que nós homens podemos adiar saber até certo ponto. Mas, chega um momento na vida, seja ele um casamento, o seu casamento, ou a quando a curiosidade simplesmente bate à porta, que as dúvidas precisam ser solucionadas. Por isso, queridos leitores curiosos ou prestes a se amarrar, a pergunta que não quer calar é: qual a diferença entre fraque, semi-fraque, casaca, smoking e qual deles você vai usar?

fraque

Fraque

Assim como o terno, o fraque é um conjunto social fino de três peças. Ainda mais formal que o terno, porém, ele é muito usado por noivos em casamentos, e em eventos de gala diurnos lá fora, como na Inglaterra. A grande diferença dele para o terno, é que o sobretudo (o “paletó” do fraque) tem uma cauda longa, cujo comprimento termina na parte de trás dos joelhos. Normalmente preto, ele é acompanhado por um colete cinza claro ou prateado, e uma calça social de risca cinza. Tradicionalmente, as gravatas que acompanham são as de modelo maior, ou aquelas mais clássicas que parecem um lenço. A camisa, costuma ser branca e de gola firme.

fraquesemi

Semi-fraque

Como é um traje bastante tradicional, o fraque costuma cair melhor em casamentos de grande porte, com muitos convidados e clima de festa tradicional. Um motivo pelo qual, diz-se, que foram criados os semi-fraques aqui no Brasil. Além de serem mais leves e mais apropriados para o clima tropical, eles seguem as mesmas regras dos fraques no que diz respeito à cores e combinações, mas a cauda já não está mais lá e o paletó tem um corte retangular e é mais descontraído, apropriado para nosso clima mais informal. O que acontece bastante em casamentos, é o noivo usar fraque completo e os padrinhos um semi-fraque.

fraquecasaca

Casaca

Já a casaca é um traje que dificilmente você irá cogitar usar. Conhecida por dar aparência parecida a de uma baratinha a quem usa, ela também tem uma cauda longa como o fraque, mas tem uma divisão no meio, além de ser bem curta na frente. Tradicionalmente, a casaca e calça são ambas pretas, enquanto a camisa é branca e o colete varia entre preto ou branco.

fraquesmoking

Smoking

Ainda em trajes formais, temos o smoking (o famoso black tie), normalmente usado em eventos noturnos de gala, e o qual a grande diferença para os ternos comuns é a silhueta mais justa e detalhes em cetim, como a lapela e faixa na cintura (opcional, hoje). Além disso, ele também é normalmente acompanhado de gravatas borboleta, como contamos melhor em outro post aqui no blog. A regra para saber quando usar o smoking é: quando o convite especifica que será um evento black tie. Caso contrário, prefira o terno. Ele pode ser solicitado em alguns casamentos, formaturas ou outras festas mais sofisticadas. Fique de olho para não errar!

fraquelegenda

Da esquerda para a direita: fraque, casaca e semi-fraque

E aí, já entendeu um pouco melhor sobre trajes formais? Se estiver procurando um visual mais despojado e jovem, também dê uma lida no nosso post sobre gravatas slim aqui!