Será que dá pro gasto?

A gente sabe como garimpar o armário é um assunto delicado e, a bem da verdade é que dá muita preguiça separar roupas velhas para doar, jogar fora ou deixar mais um tempinho no fundo da gaveta. Afinal, que mal essas roupas inutilizadas podem fazer não é mesmo? Mas o dia chegou, homens.

E a questão aqui é que, depois de vencer a preguiça, dar uma geral no guarda-roupa pode significar ajudar pessoas que precisam, ganhar uma graninha extra colocando peças a venda, e reconhecer de verdade o que você tem no seu armário e evitar sair por aí com uma roupa velha demais ou furada sem perceber.Guarda-roupaHomem

Separando:

O primeiro passo é abrir seu armário e ir pegando tudo que você não usa há algum tempo, está jogado no fundo da gaveta, parece velho, ou não te agrada mais. Deixe as seleções para depois, só jogue para fora como se não houvesse amanhã.

Sim, seu quarto irá ficar um pouco bagunçado, mas garantimos que você irá sobreviver. Isso ajuda a limpar o armário rapidamente e deixar só o que você tem usado frequentemente e deve ser mantido, o resto você vai separar entre doação, venda e lixo.

Mantendo a peça

Aqui a missão começa de verdade. É hora de pegar todas as roupas espalhadas pelo chão e ir olhando uma a uma para ver o estado em que estão, se ainda te servem e se você ainda as usaria.

Pode parecer fácil, mas alguns vão encontrar dificuldade nessa etapa, já que é possível que você encontre algumas roupas que vão te deixar em um verdadeiro dilema entre guardar ou não guardar. Eis a questão.

Nesses momentos, o tempo é um bom parâmetro. Se faz mais de um ano que você não usa a peça e viveu tranquilamente sem ela, não alimente esperanças de que irá usá-la no futuro. Mas, claro, se é uma peça que você vem procurando desesperadamente há um ano, ou um casaco de inverno só para viagens, mantenha.

Também vale guardar aquela camisa que você ganhou de presente e não gostou na época, mas hoje acha bem estilosa. Se ainda te servir, claro.

Para vender

Caso você ainda não goste da camisa, ou ela não te sirva mais, ela é o item perfeito para ser vendido porque não te interessa mais, mas ainda pode ser usado por alguém. Não colocar roupas muito usadas à venda é importante porque, caso contrário, você pode queimar a sua imagem de vendedor.

Separe peças que ainda estão em um bom estado: confirme se elas não estão rasgadas, desbotadas ou marcadas. Algumas peças, principalmente sapatos, costumam ficar com marcas de uso, o que não tem problema se não forem muitas. Além disso, tome cuidado com barras de calça desfeitas e mangas esgarçadas. Caso possam ser consertadas, leve-as ao costureiro antes de colocar à venda.

Por último, confira se a roupa está com as infames “bolinhas“, que costumam aparecer em blusas de algodão, e malha depois de certo uso. Se você tiver paciência e as peças ainda estiverem boas, você pode tirar as bolinhas com uma tesourinha de unha. Assim ela fica novinha e pode ser vendida sem problemas.

Para doar

Roupas direcionadas para a doação são roupas que não te servem ou agradam mais, e que já foram usadas muitas vezes para serem vendidas. Lembrando que aqui ainda não entra qualquer tipo de roupa. Deixe de fora as que estão rasgadas e manchadas.

É interessante colocar peças específicas para doar, como blusas de frio e roupas sociais, que costumam ser muito pouco doadas. Além disso, da mesma forma como é legal costurar peças para vender, lavar sapatos e roupas que estão muito sujas é uma boa antes de entregar para grupos de doação.

Para jogar fora

Por mais triste que seja admitir, algumas peças não tem mais uso depois de certo tempo, e precisam ser jogadas fora. Colocá-las na caixa de doações não faz de você uma boa pessoa, afinal, não é muito bonito doar roupas todas rasgadas.

Uma alternativa prática para peças de algodão que estão muito velhas é transformar em pano de chão, basta cortar em grandes pedaços de pano com uma tesoura.

Muito bem, meus caros. Agora que vocês já sabem o que fazer com suas roupas velhas, não tem mais desculpa para deixar o armário acumulado com inutilidades. Você pode encontrar grupos que aceitam doações, além de instituições como a Cruz Vermelha, e ajudar quem está precisando, ou baixar o app da Garagem da Men’s para que seus itens sejam amados por outros.

(Para baixar o app da Garagem, clique AQUI!)