Paletó X Blazer

O nome certo para cada peça de vestuário, principalmente quando se trata de traje formal, é importante para não errar na hora de comprar ou ficar mais ou menos formal em uma ocasião. Mas ainda traz dúvidas em muitos homens, que se perguntam qual a diferença entre um blazer, um terno e um paletó. Bom, vamos te ajudar a resolver esse problema.

Primeiro, é importante saber que terno é o conjunto de calça, paletó e colete sociais do mesmo material, o máximo da elegância e formalidade em trajes. Um detalhe importante é que ternos são sempre confeccionados em lã, mais especificamente, lã penteada, uma versão sofisticada e mais leve. Como coletes não são muito usados hoje, a maioria das lojas já consideram terno somente a calça e paletó, embora o nome correto para o conjunto de apenas duas peças seja costume.paletóoficialfoto

Sendo assim, o paletó nada mais é do que a parte de cima do terno, ou costume. Mas existem paletós que são vendidos avulsos, sem calças ou colete para combinar, os chamados paletó esportivo. Menos formais, eles podem ser usados sem gravata, com calças de outras cores, camisas ou camisetas. Além disso ele é encontrado em outros tecidos, como tweed ou lã comum, além de serem mais plurais nas cores. No entanto, eles seguem a modelagem de paletós de ternos: ombros estruturados, caimento ajustado na cintura e comprimento um pouco abaixo dos quadris.

paletóprodutosPaletó Benneton Cinza; Paletó VR Office Branco

Por fim, a peça que tem crescido exponencialmente no visual masculino, é o blazer, que, por ser uma peça mais casual, não tem muitas regras de tecido ou modelagem, podendo ser de algodão, linho, até mesmo couro, e mais justo ou folgado no corpo. A grande graça desta peça é poder ser tanto em composições formais quanto casuais, de tênis e calça jeans à camisas e sapatos sociais, dando um ar sofisticado no primeiro caso e despojado no segundo, sempre elegante. Os mais populares hoje em dia têm uma modelagem slim, mais justa ao corpo, com tecidos de algodão, linho e cetim.

blazeroficialfoto

blazerprodutosBlazer Zapälla Xadrez Azul; Blazer Ellus Gabardine

O ponto principal e que você deve ter em mente ao escolher um paletó ou blazer, é o caimento. Tenha sempre em mente que uma peça que caia bem no corpo faz toda a diferença, e certifique-se de que os ombros estão certos, de que a manga termina nos pulsos com os braços abaixados, e que não ele não fique estranho fechado.