Roupas Inteligentes: o que esperar da moda para o futuro?

Você já deve ter ouvido falar no wearables, também conhecidos como roupas inteligentes ou roupas tecnológicas, não é mesmo?

O que antes parecia coisa de cinema, presente apenas em mundos futuristas, já é uma realidade. Mas de onde veio essa união entre moda e tecnologia?

Neste post vamos falar sobre a tendência das roupas tecnológicas, e entender como está o cenário atual das roupas inteligentes. Em que pé estamos e para onde vamos?

A função das roupas ao longo do tempo

Em diversas culturas e ao longo do tempo, as roupas foram sendo modificadas, adquirindo características únicas de acordo com sua época.

A priori, como sabemos, as roupas têm a função de nos proteger das variações climáticas e ambientais que ocorrem ao nosso redor. Mas, além disso, elas também foram adquirindo finalidade estética, social, comunicacional e até ritualística.

roupas tecnológicas

Filme Ex Machina (2015)

Mas qual caminho a moda está seguindo no século XXI? As roupas tecnológicas já são uma realidade?

O mercado da moda e as roupas inteligentes

De um lado, o consumo desenfreado de roupas fast-fashion, do outro, o setor funde-se à ciência para criar tecnologias vestíveis, dando origem às roupas inteligentes.

Os corpos modernos, em completas transmutações — seja em virtude de alimentos geneticamente modificados, consumo de remédios ou ideais estéticos — encontram nesta relação moda-tecnologia a possibilidade de um futuro onde o que vestimos, interagindo com nosso organismo (e aliado às nossas necessidades), definirá nossas relações e sentidos com o ecossistema ao nosso redor.

Neste sentido, as inteligentes roupas tecnológicas ganham cada vez mais espaço, e nos deixam ansiosos e curiosos pelo que o futuro nos reserva.

roupas com tecnologia

Parceria entre a Puma e o estilista Hussein Chalayan (2011), um dos pioneiros em unir alta tecnologia com moda.

Roupas tecnológicas: uma tendência

Para reforçar a tendência das vestimentas tecnológicas, o tema do próximo Met Gala — evento que angaria fundos para o Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute (museu dedicado a exposições de vestuário, em Nova York) no qual há um suntuoso baile com o mesmo tema da exposição que o procede — será Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology (Mãos X Máquina: Moda na Era da Tecnologia, em tradução livre).

“Os wearables, nome em inglês para as roupas inteligentes ou dispositivos vestíveis, estão fazendo muitos desenvolvedores olharem a moda com outros olhos.

Não apenas para atrair um público diferente dos geeks do Vale do Silício, como também para aprimorar e refinar seus produtos, tornando-os atraentes e tão indispensáveis no dia a dia quanto um sapato”, conta-nos Luiza Medeiros em seu artigo sobre Tecnologias Vestíveis.

Vestir algo que interaja com você, mas que possibilite concomitantemente sua interação com as coisas ao redor é a meta.

vestimenta tecnológica

Primavera/Verão 2015 da Iris van Herpen

A tecnologia das roupas inteligentes

Já imaginou trocar a música do seu smartphone simplesmente deslizando a mão pela roupa? Ou, ainda, acender/apagar a luz de um cômodo com o mesmo comando?

A proposta deste tecido conectado, –que pode ser usado para confeccionar qualquer peça de vestuário, é conhecida como Projeto Jacquard, da gigante Google.

Quando se fala em moda e tecnologia, um dos expoentes máximos é a estilista holandesa Iris van Herpen. A designer de moda possui em seu time de criação uma equipe de programadores que passam o dia em computadores estudando formas de transformar suas ideias em criações tangíveis.

Muitos elementos são obtidos através de impressoras 3D, outros, tão artesanais quanto, compreendem acabamentos cortados e costurados à mão, num trabalho minucioso que envolve horas de dedicação.

Se antes os autômatos de filmes como Eu, robô e Ex Machina nos assustavam, hoje, com o advento das vestimentas tecnológicas, parece que não estamos muito longe de transformarmos nós mesmos em máquinas ambulantes.

Em nosso Facebook você encontra mais sobre roupas inteligentes e vestimentas tecnológicas, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? O que você acha dessas roupas tecnológicas?

Parece que o futuro que víamos nos filmes está cada vez mais perto. E você? Está ansioso para botar as mãos em uma dessas roupas inteligentes?

Enquanto aguardamos, você já pode ir dando aquele trato no visual para continuar fazendo bonito nesse futuro tecnológico! 😉

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender até mesmo como montar um armário cápsula masculino.

Enquanto as roupas inteligentes não chegam, que tal que tal mais algumas dicas de visuais com roupas normais, mas super estilosas? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Look Masculino Casual: homem sofisticado no estilo social casual
  2. Roupas de alfaiataria masculina: conheça os tipos e suas diferenças
  3. 4 dicas de looks masculinos de inverno para enfrentar o frio (sem perder o estilo)

Gostou dessas novidades sobre roupas inteligentes? Como você imagina que será um futuro com vestimentas tecnológicas? Conta pra gente aqui nos comentários!