GUIA DE MEIAS

Para a grande maioria dos homens, meias são aquelas coisas um pouco aleatórias e feias por natureza mas que, ainda bem, ninguém vai ver. Certo? Errado. Muito errado. Assim como dar o nó em uma gravata e passar uma camisa, saber usar meias é uma daquelas coisas que estão no manual implícito dos homens, que todos deveriam saber. E, por mais que você ache que isso não é para você, mal não faz, e vai chegar um dia em que essas informações virão a calhar.

Afinal, o que define se você está bem vestido são detalhes como o comprimento de calças e mangas, caimento nos ombros, ausência de manchas, colarinhos perfeitos e meias adequadas, principalmente quando falamos de trajes sociais. Mas, hoje é o dia em que diferenciamos os meninos dos homens. Basta ler nosso rápido e simples guia de meias abaixo:

Tipo de meias

qsmuo6xAs meias são mais comumente caracterizadas pelo comprimento, o que define com qual tipo de roupas e peças elas ficam melhor e devem ser vestidas.

Social ou executiva: cobre toda a panturrilha, mas termina antes do joelho

Esportiva de cano longo: vai até a metade da panturrilha

Esportiva de cano curto: cobre o tornozelo

Estas são as três mais comuns, mas ainda existem outros modelos ainda mais baixos como a ped, que fica logo abaixo do tornozelo, os modelos liner, que ficam na linha dos sapatos, e as invisíveis, ou “sapatilha” que cobrem quase que só os dedos e o calcanhar.

Tecidos

Aqui, os tecidos também influenciam na função das meias, mas de uma maneira diferente.

: as primeiras meias do mundo foram primeiramente produzidas em lã. Mas, hoje, elas são bem difíceis de usar e um pouco mais caras, propícias para manter os pés aquecidos em lugares de temperaturas muito baixas, principalmente o hemisfério norte. Quando for viajar no inverno então, já sabe.

Algodão: a fibra de algodão é a mais comumente usada hoje em dia. Provavelmente as que você tem em seu armário para usar com tênis e em casa nos finais de semana são de algodão.

Cashmere e seda: são os tecidos usados nas meias fininhas, sociais. Normalmente usados em modelos executivos ou esporte de cano alto, e são as mais apropriadas para trajes sociais. Principalmente as de seda.

Regras básicas

Meias iguais e em bom estado: você pode achar que usar meias do mesmo par e sem rasgos ou manchas drásticas seja uma regra óbvia. Mas, ao mesmo tempo, é tão simples se convencer de que ninguém vai ver suas meias, que muitos caem na tentação de não honrar com ela. Afinal, é um dia, uma meia. Mas, é justamente nestes momentos que somos pegos desprevenidos com uma reunião em um restaurante japonês no qual temos que tirar os sapatos, ou um encontro amoroso que termina bem.meiassociais]

Combinando meias e calças: de acordo com a etiqueta e trajes clássicos, o mais apropriado seria combinar o tom das meias com a calça, para que elas fiquem discretas. Portanto, calças escuras resulta em meias escuras, e o mesmo se segue para tons claros. Por isso, se você é do tipo clássico, ou não se aventura muito no estilo, invista no seguro.

Ainda assim, se você já é um usuário de meias avançado e sabe inovar no estilo, brincar com a cor das calças, meias e sapatos é uma boa ideia. Mantém a elegância e atribui personalidade. Até mesmo meias estampadas e xadrez estão liberadas, basta saber equilibrar os tons.coloridasocks

Um pouco de pele não é sexy: ao contrário do que dizem às mulheres, para nós, mostrar a pele não é bem vindo, especialmente com traje social. Por isso, se for honrar com a regra, prefira as meias mais compridas que cubram toda a panturrilha com ternos, ou as de cano médio com calças jeans e de algodão que sobem menos, para que sua pele esteja coberta mesmo que você cruze as pernas. De qualquer maneira, ou mostre o tornozelo todo por estilo, ou não mostre nada.

Não subestime as meias: falando do mankle (mostrar os tornozelos), não quando for adotá-lo não deixe as meias de lado. Além de cumprirem um papel social, elas são importantes para manter nossos pés aquecidos e protegidos. Se você sofre com pés mal cheirosos ou bolhas, saiba que as meias são suas amigas.

Combine o nível das meias com o nível das roupas: a regra mais simples para acertar nas meias é escolhe-las de acordo com o resto do visual. Com trajes sociais, vá de meias sociais de seda. Ao praticar esportes, escolha as de algodão brancas e baixas. Com visuais casuais, como jeans, camisetas e jaquetas, separe meias escuras de cano médio que façam a transição do calçado para a calça.meiaclássico

Calçados brancos: um dos momentos difíceis que nos encontramos com meias é quando vamos calçar sapatos claros. Para tênis esporte brancos, por exemplo, aposte em meias baixas cinza mescla. Quando for o caso de mocassins ou sapatos casuais em bege ou marrom claro, escolha meias de tons semelhantes ao do sapato, como tom de pele, avermelhadas ou um tom acima do marrom.