Raspando a cabeça em casa

Há muitos motivos que levam um homem a raspar a cabeça: cansaço de cuidar dos fios, achar todos os outros cortes insuficientemente curtos, entradas avançadas difíceis de esconder, inveja do charme e estilo que homens carecas costumam ter, ou a vontade de roubar o visual de craques do cinema e do universo careca como Bruce Willis.

De qualquer forma, alguns podem achar que raspar tudo é mais complicado do que manter um corte insatisfatório. Mas nada disso! A verdade é que raspar o cabelo é simples e só exige algumas precauções simples, tanto para os que optam pela careca lisa com lâmina e sem o menor sinal de cabelo, e para os que vão na máquina com pente um ou zero.

baldy

Cortando com máquina:shavis

O melhor horário para raspar a cabeça é depois do banho, mas, caso você faça com uma máquina, você pode fazer isso durante o banho (se ela for a prova d’água, claro). Escolha o menor pente, ou vá na máquina zero mesmo e não hesite.

Lembre de colocar uma toalha nas costas para não ficar cheio de cabelos depois que tudo terminar. Comece indo no sentido em que seus fios crescem, e depois termine, passando a máquina mais de uma vez para garantir que o corte fique homogêneo. Ainda assim, muito provavelmente sua nuca e começo de costas estarão cheias de fios, então tomar um banho para tira-los, inclusive da sua cabeça, é uma boa ideia.

Raspando na lâmina:shavis2

Aparelhos recarregáveis são uma ótima opção para ter o visual careca brilhante, ousado e, cá entre nós, bem atraente. Mas é um pouco mais agressivo do que cortar com máquina elétrica, e por isso exige um pouco mais de cuidado. Primeiro, use uma carga nova: como o couro cabeludo é sensível, usar lâminas gastas não irá cortar tão bem e pode machucar sua pele.

Além disso, antes de tudo, diminua o comprimento dos fios ao máximo antes de começar a passar a lâmina, para deixar o procedimento todo mais fácil e evitar não enxergar nada enquanto passa a lâmina e o desespero de ver fios de mais de cinco centímetros caindo.

Você não faz a barba só com sabão faz? Então, não tente fazer isso com sua cabeça. Use um gel, creme, ou espuma de barbear para deixar o corte macio e tranquilo, sem chance de cortes, e vá com calma. A atenção e capricho podem te salvar de um acidente desagradável aqui.

Comece a raspar por áreas pequenas, como a nuca, acima das orelhas, e depois vá expandindo para o topo da cabeça, tomando cuidado para cortar na direção do crescimento dos fios também. Não se esqueça de fazer isto na frente de um espelho, e tenha um espelho de mão para ajudar.

Cuidados finais:

Lembre-se de manter o corte com certa periodicidade, já que quando voltarem a crescer, os fios devem estar sem formato e voltar a crescê-los pode exigir dedicação. E não esqueça do filtro solar e chapéus em dia de muito sol. Afinal, sua cabeça terá uma grande quantidade de pele a mostra e poderá se queimar com muita facilidade.

Para ajudar a raspar com excelência:

Aparelho de barbear Gillette Mach 3 Sensitive. Veja mais.

Creme de Barbear Tradition Viking. Veja mais.

Espuma de barbear Gillette Prestobarba Sensitive. Veja mais.

Máquina de Corte Ga.Ma Italy Retrô Clipper BIVOLT. Veja mais.