Acne tardia em homens: causas e como tratar

A acne tardia em homens é um problema enfrentado por vários de nossos clientes, por isso chamamos o dermatologista Dr. Alan Ost para nos tirar algumas dúvidas sobre o assunto.

Boa parte dos homens que leem o blog têm mais de 25 anos e ainda sofrem com o surgimento de cravos e espinhas.

Vejamos então quais são as principais causas do surgimento da acne tardia em homens, indicando tratamentos com dermocosméticos e tratamentos médicos realizados por dermatologistas.

Tira dúvidas | Acne tardia em homens

acne-hormonal-homem-depois-30

1 – Por que aparecem espinhas depois dos 30 anos em homem?

A causa da acne tardia em homens é multifatorial. Em homens pode estar associada com a pele oleosa por natureza, uso excessivo de cremes inadequados para seu tipo de pele, medicamentos, estresse, poluição ou predisposição genética.

Os locais mais acometidos pelo surgimento de cravos e espinhas são o tórax e as costas.

2 – Devemos espremer as espinhas? Existe alguma maneira menos agressiva de removê-las?

Não, nunca se deve espremer espinhas. A pele pode ficar com manchas ou até cicatrizes que se tornam extremamente difíceis de serem removidas no futuro.

O ideal é não espremer e tratá-la com secativos ou tratamentos indicados pelo seu dermatologista. Em casos nos quais há o predomínio de cravos, uma limpeza de pele sutil ajuda como tratamento coadjuvante da acne tardia em homens.

3 – O tratamento com dermocosméticos é realmente eficaz?

Sim, dependendo da gravidade do quadro da acne, os dermocosméticos ajudam bastante e são boas alternativas para evitar medicamentos orais que podem apresentar alguns efeitos colaterais.

4 – Como prevenir o surgimento de novas espinhas?

Existem várias medidas que podem ser tomadas. Lavar o rosto com sabonete adequado ao seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa) no máximo duas vezes ao dia para corrigir a produção sebácea.

O uso de medicamentos tópicos que contêm ácidos em sua composição também são muito usados para cuidar da acne tardia em homens.

Também pode-se usar medicamentos orais em casos de recidivas. Sempre procure seu dermatologista para avaliar seu caso e prescrever o melhor tratamento.

5 – Como tratar uma espinha interna?

As espinhas internas são aqueles nódulos dolorosos que apavoram muitos pacientes. Nesses casos, geralmente faz-se necessário o uso de antibióticos orais.

6 – E no caso da acne nas costas, os tratamentos são os mesmos que os tratamentos para o rosto?

Não, para a acne corporal nas costas usamos outros tipos de tratamentos, até mesmo porque a pele é mais resistente que a do rosto. Procure o seu dermatologista para verificar o tratamento mais indicado para você.

7 – E se a acne persistir, quais os tratamentos mais indicados?

Em casos de reaparecimento de cravos e espinhas depois dos 30 anos em homem, nos quais realmente nada funcionou, podemos optar pela isotretinoína oral, um medicamento super conhecido dos pacientes.

Esse medicamento causa atrofia da glândula sebácea, mas só usamos a isotretinoína em casos de acne severa ou nos quais outros tratamentos não tiveram sucesso terapêutico.

8 – Quais os melhores cuidados para quem tem a pele oleosa?

Higienizar a pele com sabonetes adequados para pele oleosa ou com tendência à acne. Uma boa opção são os sabonetes que contêm ácido salicílico.

Usar hidratantes adequados também é necessário, lembrando que pele oleosa não significa pele hidratada. Deve-se preferir hidratantes em loção, emulsão ou gel-creme, pois têm textura mais leve e suave do que os cremes concentrados.

Usar filtros solares com toque seco, já que temos atualmente uma vasta gama de filtros com toque seco e sem óleo.

9 – Após o surgimento da acne, a pele pode apresentar algumas manchas. Como tratar esse problema e clarear as manchas da pele?

Chamamos essas manchas de hipercromia pós-inflamatória. Podemos tratar com produtos à base de ácidos indicados pelo dermatologista que o próprio paciente utilizará em sua casa.

Temos também os tratamentos para acne tardia em homens realizados em consultório como sessões de peeling e a LIP (luz intensa pulsada).

dr-alan-nost-dermatologista

Dr. Alan Ost

Consultório: Rua Pedro de Toledo 376 – Vila Mariana – São Paulo/SP

5572-4001 | @alanost | facebook.com/dralanost

 

Escolha seu produtos com segurança

Esclareceu suas dúvidas sobre acne tardia em homens? Depois de se consultar com o seu dermatologista, siga o tratamento com os produtos indicados e aproveite os preços do nosso e-commerce na sessão de cuidados com o Rosto.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.