Os 30 Melhores Hobbies para Homens

Motivos para encher sua cabeça de preocupações não faltam: dinheiro, trabalho, família… e assim fica difícil não fazer algo que você gosta muito nas suas poucas horas vagas para se desligar de tudo! Pensando nisso, nós aqui da Men’s Market listamos alguns dos melhores hobbies para você começar a praticar e ter uma rotina muito mais produtiva e até mesmo mais saudável no seu dia a dia. Se liga:

1 – Tocar instrumentos musicais

Esse é um passatempo que todo homem já tentou pelo menos uma vez na vida, uns com mais sucesso e outros nem tanto, verdade seja dita. Tocar um instrumento musical, seja ele qual for, pode ser uma ótima opção para esquecer o estresse do dia a dia, uma forma de desligar-se um pouquinho do mundo e se dedicar à arte musical.

2 – Correr

Pesquisas apontam que além de diversos benefícios como a perda de peso, prevenção a doenças e até a melhoria no sexo (sério!!), a corrida auxilia numa melhoria significativa da memória, concentração, além de outras atividades mentais. No entanto, o corredor não pode abandonar a corrida, senão, todo esse “ganho” mental regride. Tá aí um ótimo hobby para apostar, não acha?

3 – Ler

A gente aqui da Men’s sabe que esse é meio batido, mas ler é uma atividade que traz uma série de benefícios, não só para a saúde física, como também para a mental. Além de estimular a criatividade, a leitura expande o vocabulário e o conhecimento estimulando a imaginação, de modo que o leitor enxergue o mundo de uma maneira diferente.

4 – Cozinhar

Há quem diga que cozinhar é uma arte. Mas também pode ser um grande prazer. Cozinhar pode ser uma forma de descontrair, de relaxar e de se divertir. É também uma boa na hora de economizar e de quebra preparar um jantar romântico para aquela pessoa especial em casa mesmo (sabe como é aquele final de mês, né?). Então mãos à obra e bora aprender a cozinhar.

5 – Praticar artes marciais

Boxe, muay thai, kung fu, jiu jitsu, judô. Independente da modalidade de artes marciais, elas podem proporcionar muitos benefícios a sua saúde, como te ajudar a ficar em forma, aliviar o estresse e ainda contribuir para sua coordenação motora.

6 – Meditar

Essa é uma boa dica para os “estressadinhos de plantão”. Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica de meditação destacam-se a redução de estresse e ansiedade, o aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente trabalho e estímulo da criatividade, inteligência e memória. Bem bacana né?

7 – Escrever

Semelhante à leitura, escrever é quase uma arte esquecida neste momento. Você escreve por toda a escola e a faculdade, e quando você se forma, é a última coisa que você quer fazer no fim de um dia cansativo. Ter um blog, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de mostrar suas ideias para o mundo. Você pode começar de graça, ou você pode pagar por um site e nome de domínio próprios. Além disso, os blogs podem ser um hobby lucrativo na estrada se você quiser monetizar seu site.

8 – Colecionar tênis

Milhões de pessoas colecionam os mais diversos objetos em todo o mundo. Em uma primeira análise, colecionar poderia ser considerado apenas como uma forma de entretenimento, um simples ” hobby “. Mas, uma análise mais atenta, logo demonstra tratar-se de uma atividade mais profunda e importante: o colecionismo, além da ideia básica de entretenimento, é uma arte e uma ciência que desenvolve o aprendizado, sendo uma atividade cultural por excelência. Um passatempo que vem ganhando cada vez mais força no universo masculino é a cultura de colecionar tênis. Alguns chegam a comprar dois pares, um para ser utilizado e o outro para ficar no armário – haja dinheiro!!

9 – Dançar

Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição. Além disso, a dança é uma atividade física para todas as pessoas, sem distinção de sexo, raça e idade, podendo se tornar um hobby para qualquer um!

10 – Decoração

Organizar sua casa é mais do que simplesmente jogar uma poltrona reclinável e uma enorme TV no meio da sala. Você deve mostrar seu estilo pessoal e tornar o seu domicílio atraente para os hóspedes. A decoração certa transforma sua casa no lugar de encontro para a próxima vez que você marcar um churrasco ou de ver uma partida de futebol com os amigos.

11 – Jogar paintball

Ter a emoção da batalha sem a verdadeira agonia da derrota pode ser sentida através de um jogo de paintball. Você ainda aprenderá uma estratégia de batalha efetiva, táticas de combate e trabalho em equipe de quebra.

12 – Mergulhar

Todas as pessoas que tem o mergulho com hobby sabem como o ambiente marinho é cheio de vida, cores e movimentos que podem fazer você esquecer, mesmo que apenas por alguns minutos, de todas as suas preocupações do dia a dia, e proporcionar momentos de tranquilidade, paz e muita calma (a menos que você mergulhe com tubarões!!).

13 – Jardinagem

Para embelezar sua casa, reduzindo o custo dos alimentos ao crescer e aprimorar suas habilidades naturais, poucas coisas são mais importantes do que a jardinagem.

14 – Escalada

Os seres humanos sempre procuraram perseguir o horizonte e conquistar a montanha mais alta, mas fazer qualquer uma dessas coisas é necessário prática e dedicação. Com diversas modalidades, essa prática proporciona ganhos de força, potência e resistência muscular. A escalada é também uma ótima atividade para quem busca diminuir o estresse, melhorar a concentração e emagrecer, pois com 30 minutos de atividade pode-se gastar 475 kcal!

15 – Aprender outros idiomas

Aprender uma nova língua pode mudar literalmente a maneira como você vê o mundo. Um estudo publicado em 2010 mostra que aprendendo Japonês, que possui termos básicos para azul claro e azul escuro, por exemplo, você pode passar a perceber as cores de uma maneira diferente – interessante né?

16 – Voluntariado

Ter o voluntariado como hobby oferece o potencial de um crescimento pessoal imenso e torna o mundo melhor para todos. Tornar isso um hábito é opcional, mas a ajuda que você vai proporcionar com certeza vai trazer uma grande satisfação para quem precisa e para você mesmo ;D.

17 – Pescaria

Com a correria do dia a dia proporcionada pela vida exaustiva no meio urbano, nada melhor que se distrair um pouco e espairecer as ideias na natureza, não é mesmo? E para isso, muitas pessoas buscam na pescaria amadora um passatempo de lazer e diversão.

18 – Fotografia

Aprender a habilidade da fotografia permite que você capture os momentos do mundo, mesmo que não tenha habilidades com caneta ou pincel. Esse hobby também se encaixa perfeitamente com quaisquer outros interesses em sua vida, pois você pode fotografar qualquer momento realmente importante na sua vida que queira guardar para os seus netos.

19 – Viajar

A possibilidade de viajar e de fazer viagens é uma das atividades ou hobbies prediletos da maioria das pessoas. Esse é um passatempo muito bacana, pois permite conhecer outros povos, culturas e civilizações, esquecendo-se completamente dos problemas do dia a dia. Então, se você tem essa oportunidade, arrume as malas e bora viajar!

20 – Aeromodelismo

Se você é do time que adora miniaturas e aviões, esse hobby é para você! O Aeromodelismo é a arte de planejar e edificar aeromodelos – miniaturas de aeronaves utilizadas com objetivos experimentais, esportivos ou recreativos. Esse passatempo vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil e não tem nada de infantil. 

21 – Ir ao cinema

Um dos passatempos mais legais de todos é ir ao cinema, não acha? Essa é uma forma de ver não somente os blockbusters de super-heróis, mas também uma forma de adquirir mais cultura e um repertório bem vasto na sétima arte. Conhecer novos atores, diretores e gêneros mais “cult” é com certeza um ótimo hobby.

22 – Mochilão

Você já tá cansado daquele tipo de viagem tradicional? Se for o esse o caso, fazer um Mochilão é o hobby certo para você! Essa é uma opção muita mais barata e emocionante do que as já corriqueiras viagens de avião e busão, sem falar na riqueza de experiências, afinal de contas, toda viagem precisa ser inesquecível, não é?

23 – Produzir cerveja artesanal

Os dias de comprar cervejas duvidosas no supermercado podem ficar no passado! Com a produção de cervejas artesanais em casa, você economiza uma boa grana e ainda aprende um pouco mais sobre os ingredientes da bebida preferida dos brasileiros, como o lúpulo e a cevada. Além disso, vários estudos têm mostrado que a cerveja artesanal é boa para saúde geral e ajuda a afastar várias doenças. (Essa é uma ótima desculpa também né =P).

24 – Fazer trilha

Esse exercício ao ar livre é prático e barato, assim como o Mochilão. Essa atividade não exige equipamentos e você só precisa de um calçado apropriado, uma mochila e um espírito desbravador!

25 – Aprender a fazer mágica

Você procura obter equilíbrio entre corpo e mente em só hobby? Um boa opção é focar em atividades lúdicas, que remetem às brincadeiras infantis, pois nelas existem grandes chances de se alcançar este equilíbrio. Um bom exemplo é a prática de mágica. Além de ser uma atividade que remete à infância de quase todo mundo, ela reserva mais benefícios do que se pode imaginar como desenvolver a criatividade e a imaginação.

26 – Restauração de carro

Ser capaz de restaurar os maravilhosos veículos do passado é uma bela homenagem a carros verdadeiramente clássicos! De quebra você ainda ganha aquele conhecimento mecânico indispensável que pode fazer com que você consiga economizar um bom dinheiro antes de ir ao mecânico.

27 – Lettering

Se você quiser pintar ou desenhar, mas não tem aquela “habilidade natural”, você pode começar melhorando sua caligrafia. Isso ajuda a melhorar seu controle nas habilidades motoras finas e ainda faz com que você decore seu quarto com diversos posters e ilustrações feitas à mão, deixando aquele padrão convencional de lado.

28 – Expedição 4×4 Off-Road

Essa é uma dica para os que adoram uma aventura em quatro rodas e não tem medo de se sujar – sério. Essas expedições 4×4 são ótimas para você sair da rotina cansativa de trabalho e vivenciar novas emoções de trás do volante. Vale a pena testar.

29 – Carpintaria

O ato de trabalhar a madeira permite que um homem desenvolva a sua imaginação e criatividade. Trata-se de um hobby extraordinário, pois oferece a hipótese de criar algo novo e original, e quem sabe ganhar algum dinheiro extra com esta atividade.

30 – Grooming

Esse, claro, não poderia faltar! Alguns homens levam o cuidado masculino tão a sério que chegam a chamá-lo de hobby e aderem esse estilo por toda a vida. Sem contar que higiene pessoal não só faz bem para os outros, como para sua saúde e auto-estima também.

E aí, curtiu as nossas dicas de Hobbies para o homem moderno?? Deixe seu comentário lá na nossa página do Facebook.