NOCAUTEANDO A OLEOSIDADE

Na vida, há certas brigas que não dá para comprar, sendo mais fácil aceitar alguns fatos e viver com eles. Por exemplo: é recomendável que você, por questões financeiras e de amor próprio, aceite uma parte não tão querida de seu corpo, em vez investir em uma cirurgia. Ou, aceite que, mesmo com bastante exercício, você pode não alcançar um abdome dividido em oito, talvez em seis. Mas, existem certos incômodos gerados por nossa genética que podem e devem ser enfrentados. A oleosidade facial é uma delas.

OilySkinCapa

Quem chega em casa depois de um dia cansativo e passa a mão no rosto, descobrindo que agora ela tem gordura aparentemente suficiente para fritar um ovo, sabe do que eu estou falando. Pode ser apenas um fato do seu dia a dia que acontece, mas também pode ser um motivo de frustração, já que aquele brilho característico na testa está presente e chamando atenção, por mais que sua barba esteja perfeitamente cortada e seu estilo, impecável.

Então, se você quer contornar a oleosidade excessiva em seu rosto e não se preocupar mais com testa e nariz brilhantes ou espinhas fora de épocas – considerando que você passou dos dezoito anos – aqui vão cinco passos imprescindíveis para que você nocauteie o brilho e a sebosidade na pele.

Lave bem o seu rosto
LavandoRosto

Caso você já passe uma água no rosto todas as manhãs, não revire o olho em desesperança porque, quando falamos em lavar bem o rosto, queremos dizer apropriadamente. Lavar a face só com água não vai resolver o seu problema, por mais que isso dê a sensação de pele fresquinha logo depois. O correto é lavar o rosto com sabonetes para rosto e específicos para pessoas com a pele oleosa ou mista (quando apenas testa, nariz e queixo são oleosos). Faça isso duas vezes por dia, com o rosto úmido e em movimentos circulares, que você já terá meio caminho andado.

Descubra o poder do adstringente
Algodão

Loções e cremes adstringentes podem ser, talvez, o melhor produto para controlar a oleosidade a longo prazo. Assim como todos os passos desta lista, usar algumas vezes não irá solucionar, é preciso usar diariamente para que você tenha resultados satisfatórios, mas eles chegam sem muito segredo. O adstringente limpa e absorve a oleosidade excessiva na pele no mesmo instante em que é colocado na pele, além de limpar os poros do rosto. Use logo depois de lavar o rosto uma, ou duas vezes por dia, com um pouco de algodão.

Combata a hidratação excessiva com mais hidratação!

Isso pode parecer contraditório, mas a verdade é que de nada adianta usar produtos secativos e adstringentes aos montes para secar sua pele por que eles de fato secam, e até demais, passando reto pelo equilíbrio e te levando a uma pele ressecada e sensível. Hidratantes, além de recompensarem a secura depois do adstringente, são importantes porque, geralmente, a oleosidade é uma reação à falta de hidratação, gerando oleosidade excessiva. Sim, é contraditório. Sendo assim, invista em hidratantes para peles oleosas, e ele te dará a quantidade certa de hidratação, sem ressecar ou adicionar oleosidade.

No desespero, papéis e lenços

Nós sabemos que, por mais que o efeito prolongado da combinação entre sabonetes, adstringentes e hidratantes seja insubstituível, eles demoram por volta de um mês para fazer uma boa diferença na sua pele. Isso, claro, usando regradamente todos os dias. Além disso, eles não vão mudar sua genética e garantir uma vida livre de dias oleosos para sempre, o que pode ser um pouco chato em dias de reunião, entrevista, ou mesmo festas em que você não quer chamar atenção para o brilho em sua pele. Nesses casos pontuais, você pode apelar para papéis matificantes e lenços de limpeza. Eles costumam absorver a oleosidade e limpar a pele, bons de guardar no bolso e quebram um galho até você conseguir lavar o rosto corretamente.

Máscaras faciais
Creme

Sabe aquela imagem de mulheres com pastas coloridas no rosto imobilizado, e com pepinos nos olhos? Então esqueça isso, porque não é do que estamos falando. A maioria das máscaras faciais de tratamento contra oleosidade e acne são bem mais práticas, como cremes comuns que ficam no rosto durante cinco minutos. E, por mais que você possa ter preconceitos contra elas, são ótimas saídas para um tratamento um pouco mais agressivo contra a oleosidade no rosto. Usando-as 2 ou três vezes por semana já faz uma bela diferença.

Seleção de produtos:

Gel de Limpeza Facial Dr. Jones Isotonic Face Scrub. Veja mais.

Sabonete Líquido Facial Men’s. Veja mais.

Máscara anticravos Shills Peel off Black Mask. Veja mais.

Espuma Purificante Detox Cia. da Barba. Veja mais.

Esfoliante Men’s Facial. Veja mais.