Mitos da aparência masculina

Mito: substantivo masculino. fig. Construção mental de algo idealizado, sem comprovação prática; ideia, estereótipo.

capamitos

Muito presentes em toda a cultura humana, os mitos são como pilares do senso comum, histórias que criam regras e fundamentam verdades absolutas que, cá entre nós, costumam ser bem mentirosas. Por isso, a não ser que você seja um deus da mitologia grega – ah, os trocadilhos – que se encaixa em padrões de beleza ideal, pode começar a deixar alguns mitos da beleza masculina de lado ainda hoje, e tornar a sua vida mais simples e feliz.

Homens têm cabelos mais saudáveis que as mulheresmitos4

Não se sabe exatamente onde surgiu o boato de que os fios masculinos não mais resistentes que os femininos, mas provavelmente de algum lugar em que a suposta força masculina era tão óbvia que foi transferida para os cabelos. Embora a testosterona aja dando mais vigor aos homens, ela não interfere no cabelo, e a composição dos fios masculinos e femininos é muito parecida.

Pele oleosa não precisa de hidratante

hidratação homem

Este mito não é exatamente só da beleza dos homens, mas parece ter ainda mais força entre o senso comum masculino. Por algum motivo, muitos acreditam que é proibido utilizar cremes hidratantes em peles oleosas porque isso faria com que elas ficassem ainda mais oleosas – até que faz sentido. Mas, a verdade é que a hidratação é a arma número um para combater a oleosidade do rosto, que pode ser ocasionada como uma resposta agressiva à pele seca. Por isso, hidratando a pele, você evita que seu corpo produza mais oleosidade.

Homens não têm estriasmitos5

Enquanto a testosterona deixa os músculos masculinos mais rígidos, as estrias nada tem a ver com isso. Elas são, inclusive, bastante comuns em homens que têm bastante facilidade para aumentar e diminuir de peso, ou são novos e estão crescendo rápido, o que acaba não dando tempo para que a pele se ajuste e causa as conhecidas “rachaduras” brancas. A grande responsável por elas é a genética, mas algumas coisas podem ajudar a evitá-las, como pegar leve com o treino na academia, a hidratação da pele e reforçar o cardápio com proteínas.

Bonés e chapéus causam queda de cabelomistos6

Diz a lenda que usar acessórios muito apertados na cabeça podem afetar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que prejudicaria os bulbos capilares e faria os fios caírem. Mas, mesmo que tenha sua lógica, a não ser que você esteja usando um lacre de segurança ao redor da cabeça, te apertando a ponto de te deixar vermelho como um pimentão (esperamos que ninguém nunca tenha feito isso) dificilmente seus fios vão cair.Tirar o chapéu em alguns momentos durante o dia pode ser bem-vindo para evitar que o couro cabeludo sue muito, mas este é o máximo de cautela que você precisa ter.

Não se usa marrom com terno azul marinho

mitos8De acordo com a etiqueta inglesa, ternos azuis, embora mais leves, são perfeitos para eventos noturnos, enquanto acessórios marrons, como cintos e sapatos, seriam melhores para o dia. Por isso, virou um tabu misturar alfaiataria azulada com algo que não fosse couro preto, mas a verdade é que o marrom pode cair muito bem com ternos marinhos se escolhidos nos tons certos, mais sóbrios e que não contrastem tanto com o azul.

A pele masculina é menos sensível

Como dito acima, embora existam diferenças entre pele e cabelo masculina e feminina, os homens estão sujeitos a peles bastante sensíveis, e podem sofrer com abrasões e tempo seco. Por isso, nunca deixe os cuidados com a derme de lado, já que eles podem fazer toda a diferença, principalmente quando se trata de barbear o rosto.

Creme de barbear não importa

black-man-shavingAchamos que, se alguém ainda tinha dúvidas sobre a importância de cremes e espumas de barbear, elas já foram sanadas com alguns cliques aqui no Blog. Mas, para ter certeza, é sempre bom reforçar. Não existe um bom barbear só com água e sabonete. Você pode dizer que já conseguiu e deu na mesma, mas a verdade é que não é comparável o barbear com ou sem espuma, e até mesmo os produtos mais em conta fazem uma enorme diferença. Além de tornar o barbear mais macio e a lâmina deslizar mais facilmente, o creme de barbear ainda amolece os pelos, que ficam mais fáceis de cortar com a lâmina.

Corte com navalha é o mais rente possível

mitos3

Sabe aquela história de que “na minha época…” tudo era melhor, mais bem feito, o clássico é o certo … etc? Pois bem, a valorização de técnicas clássicas de barbearia para cuidar do grooming criaram em alguns a ideia de que o corte com navalha é, inquestionavelmente, o melhor e mais rente deles. Mas, a grande verdade é que usar lâminas descartáveis pode ser tão – ou mais – eficaz quanto e ainda te salvar alguns minutos pela manhã. Por isso, se aprender a arte de manusear uma navalha não é algo que te apetece, garantimos que você será mais do que feliz com a Gillette amiga de todo dia.

Cores escuras sempre emagrecem

shutterstock_209995846De fato, cores mais escuras podem ajudar a chamar menos atenção para sua silhueta, mas isso porque elas te fazem chamar menos atenção de modo geral. E embora possam ser uma carta na manga, usar cores escuras ganhou o título de algum tipo de poder mágico e miraculoso para te fazer perder medidas, o que não é tão verdadeiro. A verdade é que existem outros truques como usar estampas de grande escala, e principalmente, vestir roupas que têm o caimento perfeito em você. Esta é a verdadeira magia para estar com a silhueta ideal.

Homens podem usar quaisquer produtos femininos

shutterstock_245173060Ninguém pode te proibir de usar os produtos que você acha que funcionam para você, claro. Mas, ainda assim, é importante saber que a grande maioria de produtos leva em consideração as diferenças genéticas mais gerais entre peles masculinas e femininas, detalhes pequenos que meros mortais não reparam, mas fazem diferença. Ainda assim, existe uma grande diferença entre não usar produtos especificamente produzidos para a genética feminina e não usar produtos que o senso comum considera femininos. Maquiagem, hidratantes corporais, séruns, e outros cosméticos em geral foram estigmatizados como “de mulher” por muito tempo, mas já não tem mais nada a ver. E você pode e deve se beneficiar dos mesmos.