Dormir mal: quais são efeitos no organismo? O que fazer? 😮

Dormir mal envelhece? Dormir mal engorda? Dormir pouco causa problemas de saĂșde? Muito se fala por aĂ­ sobre a importĂąncia da qualidade do sono para a nosso bem estar, mas que tipo de impacto uma noite mal dormida pode causar Ă  nossa saĂșde?

No post de hoje vamos entender que tipo de problemas dormir pouco causa no nosso organismo, e os impactos disso em nossa saĂșde a longo prazo.

Quais sĂŁo os impactos da falta de sono ao organismo?

Que dormir bem Ă© fundamental para ter uma boa aparĂȘncia, a gente jĂĄ sabe. Agora, uma pesquisa realizada pelo Centro MĂ©dico California Pacific, nos Estados Unidos, revela que a qualidade do sono pode ser decisiva na capacidade cognitiva a longo prazo.

Vamos entender melhor os efeitos que dormir pouco causa em nossas vidas a seguir:

dormir pouco causa

Quais sĂŁo os sintomas de uma noite mal dormida?

Pensando nos efeitos de curto prazo, alguns dos principais sintomas que podem ocorrer sĂŁo:

  • dificuldade de concentração – afinal, quem consegue se concentrar em alguma coisa estando com sono, nĂŁo Ă© mesmo?;
  • irritabilidade – quem jĂĄ passou por uma noite de insĂŽnia sabe muito bem o que Ă© isso. Qualquer coisinha parece ser uma problemĂŁo;
  • lapsos de memĂłria/esquecimentos – Ă© comum que, ao dormir mal, esqueçamos uma palavra ou outra, e atĂ© mesmo deixemos de fazer algumas tarefas bĂĄsicas por desatenção.

Dormir mal envelhece?

O estudo mencionado anteriormente aponta que os homens que tem o sono intermitente, ou seja, que acordam diversas vezes ao longo da noite, ou que dormem mal, acabam tendo sua aparĂȘncia afetada, o que envelhece a pele, chegando a parecerem ao menos cinco anos mais velhos.

Dormir mal prejudica o aprendizado?

O mesmo estudo citado também aponta que os efeitos de uma noite mal dormida também refletem em açÔes båsicas do dia a dia.

A pesquisa, realizada com 2.822 homens com idade média de 76 anos, mostrou que o sono de må qualidade aumenta em até 50% a perda cognitiva. Isso significa que açÔes simples, como fazer planos, corrigir erros e pensar de maneira abstrata acabam sendo afetadas.

Dormir mal engorda?

A falta de sono tende a desequilibrar os hormĂŽnios responsĂĄveis pela saciedade, dessa forma, acabamos comendo mais do que deverĂ­amos, levando ao aumento de peso.

É o tipo de sintoma que dificilmente percebemos, uma vez que o ganho de peso costuma ser observado apĂłs certo perĂ­odo de tempo, no entanto, mesmo apĂłs uma Ășnica noite mal dormida, jĂĄ Ă© possĂ­vel perceber alteraçÔes no apetite. Mais um motivo para fazer atividades fĂ­sicas, nĂŁo Ă© mesmo?

No vĂ­deo abaixo vocĂȘ pode conferir uma explicação mais aprofundada a respeito de alguns dos efeitos de dormir mal ao organismo e o que fazer para combater esses problemas:

Noite mal dormida, o que fazer para evitar?

A importĂąncia de dormir bem Ă© inegĂĄvel, tanto para uma melhor qualidade de vida, quanto no que diz respeito Ă  nossa aparĂȘncia, afinal, vocĂȘ jĂĄ deve ter se visto no espelho apĂłs ter dormido mal Ă  noite, nĂŁo Ă© mesmo?

Se vocĂȘ tem dificuldade para dormir, saiba que alguns hĂĄbitos simples, como a prĂĄtica de exercĂ­cios durante o dia podem ajudar a dormir melhor Ă  noite. Dessa forma, seu corpo estarĂĄ mais cansado, aumentando as chances de que vocĂȘ consiga descansar melhor.

Uma boa alimentação tambĂ©m faz muita diferença, afinal, ela tem impacto direto em nosso organismo. Portanto, alĂ©m de comer bem ao longo do dia, evite refeiçÔes pesadas Ă  noite, pois o processo digestivo pode atrapalhar o sono. Do mesmo modo, evite estimulantes como cafĂ© perto da hora de dormir, por motivos Ăłbvios. 😁

Outra tĂĄtica muito recomendada Ă© a de ir se desligando aos poucos. Procure evitar ficar assistindo aquela sĂ©rie atĂ© muito tarde. Ah, e o mesmo vale para os games e WhatsApp! Um boa alternativa Ă© tomar um bom banho e ler um livro antes de deitar, desse modo vocĂȘ relaxa e vai se acalmando atĂ© pegar no sono.

Muitas pessoas também recorrem a meditação para relaxar e dormir, quem sabe isso pode te ajudar também. Não custa nada tentar! =)

Como retardar os sinais do envelhecimento causados por noites mal dormidas?

Bom, agora que vocĂȘ jĂĄ sabe que dormir mal envelhece, deve estar se perguntando: como nĂŁo envelhecer a pele do rosto? Se nĂŁo hĂĄ uma solução definitiva, ao menos temos formas de amenizar os impactos que noites mal dormidas podem causar Ă  nossa pele.

Pra te ajudar a retardar os sinais de envelhecimento, alĂ©m de um sono de boa qualidade, vocĂȘ pode iniciar o uso de produtos especĂ­ficos. Hidratantes, sĂ©runs, entre outros produtos podem ajudar a atrasar o surgimento das rugas e melhorar a elasticidade da sua pele. DĂĄ uma olhada nessa seleção que a gente preparou:

o que envelhece a pele

Hidratante Facial Isoativo Omera Futura Biotech 50g

como nĂŁo envelhecer a pele do rosto

Gel Creme Antissinais Derm One Monolith+ FPS30

Bons sonhos! 😉

Em nosso Facebook vocĂȘ encontra mais dicas de como combater os efeitos causados por noites mal dormidas, alĂ©m de muitas outras sugestĂ”es para manter o estilo atĂ© mesmo nas situaçÔes mais corriqueiras do dia a dia. É sĂł dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lĂĄ no Instagram! @mensmarket

E aĂ­? Como foi conhecer os efeitos que dormir mal causa ao nosso organismo?

Como vocĂȘ pode perceber, dormir pouco causa muitos problemas ao nosso organismo, portanto, tente levar uma vida mais leve, se alimente bem e pratique exercĂ­cios fĂ­sicos, assim vocĂȘ aumenta as chance de ter noites de sono melhores. 

E quanto ao combate dos efeitos do envelhecimento precoce na aparĂȘncia por dormir mal, pode deixar que a gente te dĂĄ aquela mĂŁozinha! 

A Men’s Market Ă© a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o pĂșblico masculino.

As marcas presentes em nosso portfĂłlio sĂŁo selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfĂłlio amplo, na Men’s vocĂȘ encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de vocĂȘ! ←

Por meio de nosso blog e guias, vocĂȘ escolhe o produto ideal sem erro! Aqui vocĂȘ encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender desde como raspar a cabeça em casa atĂ© qual Ă© o melhor desodorante masculino para vocĂȘ.

Se dormir mal pode causar tantos prejuĂ­zos ao organismo, o melhor que vocĂȘ tem a fazer Ă© se cuidar. Que tal ver alguns conteĂșdos que podem te ajudar neste sentido? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. ExercĂ­cios com peso corporal: vocĂȘ trincado sem sair de casa
  2. Cuidados com a pele do rosto masculino: 3 hĂĄbitos simples para o dia a dia
  3. Como melhorar da ressaca rĂĄpido?

Como andam suas noites de sono? VocĂȘ jĂĄ sabia dos efeitos de dormir mal? O que vocĂȘ costuma fazer pra dormir bem Ă  noite? Conta pra gente aqui nos comentĂĄrios!