JOGOS DE CARTAS QUE TODO HOMEM DEVE JOGAR

Que cara nunca passou um tempo em um barzinho ou churrasco jogando Truco ou Buraco depois de um dia de trabalho?!

Uma coisa é certa: as 52 cartas de um baralho fazem parte da vida do brasileiro. O que muitos não sabem é que além dos jogos populares, como os famosos “Truco” e “BlackJack” (ou “21” para os mais íntimos), o estratégico “Pôquer” e o divertido “Burro” (ou “Porco”), existem diversos outros passatempos bem bacanas que também podem ser jogados com as cartas. Pensando nisso, separamos 3 desses jogos mais “desconhecidos” e damos uma explicada nas regras para você ensinar para os parças no barzinho de sexta. Se liga.

Duvido

Regras:

O jogo não tem um limite formal para o número de jogadores, mas é melhor com pelo menos 2 jogadores. A pessoa começa escolhendo algumas cartas dentre as que possui e as coloca sobre a mesa, com as faces escondidas, afirmando que são de um certo tipo (número ou figura). O próximo jogador pode duvidar, adicionar mais cartas do mesmo tipo ou passar a vez. Se duvidar, faz-se a verificação das cartas. Se não forem o que o jogador alegou, o mesmo recolhe todas as cartas da mesa. Se forem, quem duvidou fica com todas as cartas da mesa. O jogo acaba quando algum dos jogadores ficar sem cartas.

Guerra

Regras:

Guerra é um jogo simples em que você tenta bater o número das cartas do seu oponente. Por exemplo, se o seu adversário jogar um cinco, e você um seis, você ganha a rodada e a carta dele. O objetivo do jogo é capturar todas as cartas do seu oponente. Se ambos jogarem cartas de igual valor, jogue novamente sem tirar as cartas originais até que alguém ganhe. A pessoa que ganhar leva todas cartas.

Cacheta

Regras:

O objetivo do jogo é formar trincas e/ou sequências, combinando as nove cartas. Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor. Uma sequência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas. Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas). Quando um jogador bate os demais perdem um ponto. Um jogador sai do jogo chega a zero. Os jogadores vão comprando cartas e descartando até formar suas trincas e/ou seqüência. Pode-se comprar do monte de compras ou utilizar a última carta descartada.

Normalmente quando algum jogador está com duas trincas e uma dupla e só falta uma carta para bater, ele pode dizer “pifei” ou “tô pifado”, avisando outros jogadores. Mesmo que você não esteja pifado poderá dizer que está para assustar os outros jogadores, como forma de blefe.

Agora é só jogar! ;D