Casamentos, formaturas, festa da empresa ou qualquer outro tipo de ocasião que peça uma roupa social e diferente do que você usa no dia a dia costumam ser um desafio para escolher o visual certo. É nessa hora que todo mundo investe no tradicional terno e gravata, afinal ninguém quer ser lembrado como “o cara que não sabe se vestir”.

A escolha do tradicional, apesar de ser segura, não passa toda personalidade e estilo que você tem. Para inovar, a sugestão é usar somente o terno, sem a gravata. Essa é uma alternativa que pode garantir um visual jovem, arrojado e cheio de personalidade, mas é preciso ter cuidado para não parecer que você simplesmente esqueceu a gravata em casa ou que você é um desleixado.

Se liga nestas dicas para parecer um boa pinta no meio da galera:

#1 Deixe o primeiro botão da camisa aberto

Seu intuito não é que as pessoas achem que você só esqueceu de vestir a gravata, por isso é importante que você deixe o botão aberto para deixar o visual casual e descontraído.

#2 Escolha um terno de corte slim

Modelos que possuem muitas sobras e que não são ajustados ao corpo acabam passando sinal de desleixo. Escolha um modelo que tenha caimento perfeito no seu corpo e que fique justo na medida certa.

#3 Paletó aberto ou fechado?

Você escolhe. Se optar por usá-lo fechado, não esqueça de colocar a camisa por dentro da calça. Se preferir usar aberto, a camisa pode ficar por fora, mas é importante que seu paletó seja maior do que ela.

#4 Procure saber o traje que o evento pede

São várias ocasiões em que você pode investir nesse visual, mas se o evento for “Black Tie”, por exemplo, a gravata é indispensável.

#5 Atenção aos detalhes

Como a gravata ficou de fora, você pode (e deve) prestar atenção em todo o resto. Adotar outros acessórios, como um bom relógio e lenço caem bem e são garantia de um visual bem sucedido. Os sapatos também não devem ser esquecidos, então garanta que eles estão limpos e polidos.

#6 Não fique preso as cores tradicionais

Por não ser um visual formal, não tem problema usar cores mais arrojadas como tons de azul

Se você ainda não se sente confiante, se liga nas referências para ver como os caras estão usando:

Fotos: Pinterest

Seguindo essas dicas você vai fugir do tradicional e deixar um legado de estilo!