A HISTÓRIA POR TRÁS DAS SEIS GERAÇÕES DO MAIS FAMOSO RUM DE PORTO RICO

O rum Don Q, nome derivado de Don Quixote, o protagonista dos famosos livros de Miguel de Cervantes, é a bebida mais famosa de Porto Rico e uma das bebidas destiladas mais consumidas do mundo! Mas uma coisa que poucos sabem sobre esse rum tão exótico, é que a sua história vai muito além de barris de carvalho ou piratas.

Sua história conta com um famoso personagem literário, como já mencionado, um longa história familiar e até a invenção de outro drink bem famoso, a pinâ colada. Assim, separamos os fatos mais curiosos sobre o Rum Don Q para você saber pelo menos um pouquinho do seu legado enquanto curte um bom drink. Se liga.

A empresa foi fundada há mais de 150 anos

Don Q é uma das marcas mais antigas do mundo e, por seis gerações, é administrada pela mesma família: a família Serrallés. Sua história remonta a 1820, quando Juan Sebastián Serrallés deixou a Espanha e estabeleceu uma plantação de cana-de-açúcar em Ponce, Porto Rico (onde a operação permanece até hoje). No entanto, foi somente quarenta anos depois que o negócio nasceu oficialmente, quando seu filho, Don Juan Serrallés, voltou de seus estudos na Europa e começou a fazer barris de rum em sua própria plantação de cana-de-açúcar em Ponce, vendendo seu primeiro lote em 1865. Hoje, ainda há um membro da família da sexta geração, Roberto Serrallés, na liderança da empresa.

O nome da bebida é em homenagem a um famoso personagem literário

O homônimo da marca de licor é uma homenagem a uma das obras mais influentes da literatura espanhola: Don Quixote. De acordo com a família, o nome foi escolhido porque Don Quixote é um de seus livros favoritos, e porque eles viram um paralelo entre a busca de Don Quixote para encontrar um mundo perfeito e sua busca pessoal para fazer um rum “perfeito”. Como eles adotaram o nome em 1934, o rótulo sempre manteve a versão abreviada do personagem, assim: Don Q.

Os Serrallés construíram um castelo que você pode visitar

Já pensou ir para a Europa para ver um castelo altamente fotogênico? Pense de novo. Em 1935, Juan Eugenio Serrallés, filho do fundador, construiu Castillo Serrallés: um edifício de estilo mediterrâneo de quatro andares com vista para a cidade de Ponce. Esse castelo serviu como lar dos Serrallés há 70 anos, mas desde então doaram o castelo para a cidade e agora é operado como um museu dedicado ao legado dos Serrallés. (O que significa que é totalmente aberto ao público para passeios.) Partiu Porto Rico!

Os membros da família eram conhecidos por darem festas gigantescas em uma ilha privada

A família Don Q já deu algumas festas memoráveis! Dizem que, entre as décadas de 1940 e 1960, “Tio Tito“, um membro da família Serrallés, alugava uma ilha inteira no largo da costa de Ponce para dar festões anuais. A ilha, Isla Caja De Muerto, que se traduz em “Coffin Island” ou (mais familiarmente) “Dead Man’s Chest”, recebeu esse nome por conta de diversas histórias de pirataria, incluindo o relato infame que inspirou “A Ilha do Tesouro Perdido”. O Tio Tito gostou tanto das histórias e do lugar que até fez um rum exclusivo apenas para essas festas, apropriadamente chamado “Rum de Pirata do Tio Tito“.

O rum Don Q inspirou a criação do famoso drink Piña Colada

Se você gosta de piña coladas… bem, é melhor agradecer a Don Q. A história mais amplamente aceita da piña colada envolve esse rum. A história diz que, em 1954, Ramón “Monchito” Marrero, um barman no Hotel Caribe em San Juan, Porto Rico, foi encarregado pela administração de preparar uma bebida com algo peculiar e excêntrico. Eles solicitaram especificamente uma bebida que representasse o país, então ele uniu o rum Don Q, creme de coco e suco de abacaxi, e voilá!, criou a bebida que agora é sinônimo de guarda-chuvas pequenos pelo mundo todo. Aparentemente, a piña colada do hotel foi tão boa que Joan Crawford, famosa atriz norte-americana, teria afirmado que aquela era a “melhor junção de bebida que já havia experimentado.” Quanto a Marrero – ele continuou misturando o coquetel no hotel até se aposentar em 1989.

Alec Baldwin Drinking GIF by Cheezburger - Find & Share on GIPHY

Curtiu?! Então aproveita para tomar um bom drink de Don Q e não exagere na dose! 😉

No vídeo abaixo você confere algumas sugestões de drink com o Run Don Q para preparar durante o verão. Se liga.