Guia de Relógios Clássicos (parte 1)

Fala Galera, tudo certo?

Você já deve ter notado que existe uma larga diferença na quantidade dos acessórios comercializados para mulheres e para os homens. Embora isso venha mudando um pouco com a presença cada vez mais constante de pulseiras e anéis em pulsos e mãos masculinas, a balança ainda pende bem para o outro lado.

Apesar de toda essa diferença histórica, existe uma jóia totalmente voltada para o público masculino que além de agregar estilo e status, nunca perdeu seu espaço: o relógio. Você pode não gostar de usar, se sentir inseguro ou achar um peso desnecessário, mas vale a pena saber um pouco a respeito, seja para uma conversa de bar, impressionar o chefe ou até quem sabe traçar seu próximo objetivo de consumo.

Sendo assim, busquei elaborar uma lista com as marcas de relógios mais clássicas do mercado e seus modelos mais icônicos.

1 – Rolex Oyster Perpetual

Não há como começar uma lista com este tema, sem mencionar a Rolex. Sem dúvidas, uma das marcas mais reconhecidas do mercado, justamente por possuir um design resistente ao tempo e modismo.

relogios1

No caso do modelo citado acima, lançado em 1926, ganhou seu reconhecimento por ser o primeiro relógio do mundo resistente a água, somado ao sistema mecânico Perpetual, se tornou referência no mercado e não á toa, é um dos primeiros modelos a ser adquiridos quando se deseja iniciar no mundo de relógios de luxo.

2 – Rolex Submariner

relogios2

Inicialmente surgiu em 1953 totalmente voltado para a prática de mergulho para que os mergulhadores pudessem acompanhar o tempo de descompressão necessário durante a atividade. Apesar de sua resistência a até 300m de profundidade, por motivos óbvios os vemos nos pulsos mais fora d’água do que dentro dela.

3 – Panerai Luminor

A marca fundada em 1860 teve papel importante junto a Marinha Real Italiana por possuir tecnologia Radomir, que permitia que os oficiais enxergassem as horas no escuro e até em baixo d’água. Mais adiante a empresa apresentou a tecnologia Luminor que possibilitou que o mostrador automaticamente se iluminasse, o que veio a substituir a tecnologia primeiramente criada e foi de grande utilidade para as tropas italianas durante a 2 Guerra Mundial.

relogios3

O ressurgimento da marca aos olhos do mundo ocorreu em 1996,quando Sylvester Stallone foi visto comprando seu modelo em uma loja da marca em Roma.

4 – IWC Portugieser

relogios4

Na década de 30, a IWC foi procurada por dois empresários portugueses que desejavam em seu relógio a precisão dos cronômetros marítimos. Na época, o único modo era através de calibre que eram até então carregados no bolso.
Unindo a tecnologia da época ao desejo dos empresários, foi construído o primeiro relógio de caixa grande, bem maior do que o que se via na época mas ao mesmo tempo possibilitou a marca se consagrar a frente dos demais.

5 – Jaeger-LeCoultre Reverso

A marca fundada na Suíça em 1833 lançou em 1931 seu modelo de maior sucesso. O Reverso foi desenvolvido para que resistisse aos impactos sofridos pelos atletas durante a prática de polo. Justamente por isso, sua característica é virar a face do relógio, possibilitando 2 opções de fundo.

relogios5

Sei que os modelos citados não são para qualquer tipo de bolso (inclusive o meu!) ainda mais no momento de crise que vivemos, mas nada nos impede de trabalharmos duro para alcançarmos nossos objetivos, não é mesmo?!

Até a próxima, em ponto!