Saber mais sobre moda e estilo, realmente, não é fácil. Há algumas regras básicas de caimento, roupas clássicas e regras básicas para estar bem vestido, mas depois chega-se a um ponto em que a liberdade manda e você pode fazer o que bem entender, com algumas noções básicas de como ousar. De fato, confuso.

Uma dúvida recorrente, por exemplo, são as estampas. Onde usá-las, quais usar, onde e quais aquelas que eu posso tentar incluir em ambientes sérios sem sair do estiloso e ir para o mal vestido esquisito. Bem, fizemos um guia bem simples de estampas que acreditamos ajudar na próxima vez que estas dúvidas surgirem. Dá uma olhada:

Listras

Perfeitas para criar um visual minimalista e simples, principalmente para os que curtem cores neutras e navy (leia-se branco, azul marinho e vermelho) as listras ficam ideais em camisetas. Podem ser combinadas à bermudas ou calças, e casam perfeitamente com sapatos casuais como mocassins e docksides que também relembram o clima naval. Indo pelo estilo mais clássico, as listras também são liberadas, obviamente, em camisas sociais. Opte por aquelas mais fininhas e discretas em azul ou rosa.

Estampas geométricas

Os desenhos geométricos podem ser mais artísticos, os quais ficam muito bem em cores e quando usados em camisetas para um estilo descontraído e urbano, mas também têm um lado conservador. Para o último, invista em suéteres clássicos com desenhos em cores sóbrias. Combine com calças e sapatos casuais.

Xadrez

Sempre muito usado, o xadrez não precisa de muita ajuda. Mas é importante dizer que ele fica muito bem em peças que vão além das tão usadas camisas. O xadrez pode ser um ótima opção para cachecóis e outros acessórios, até mesmo para meias e detalhes em sapatos. Outra peça em que ele fica bem e um estilo clássico é em casacos de inverno. Só confira que o restante das peças sejam neutras, para não carregar muito o visual.

Militar

A estampa militar, eterna camuflagem, ainda é um pouco evitada por alguns homens, mas está sendo muito usada na moda masculina. Para não errar, use-a e jaquetas e sobretudos no estilo parka, que são mais largadões, como capas de chuva. A padronagem ainda fica ótima em mochilas, e acessórios como cincos e tênis.

Poá

Para quem curte inovar em camisas e camisetas, o poá, ou estampa de bolinhas, uma excelente opção. Se você acha a estampa muito chamativa, pode optar por versões mais discretas e modernas, em que o círculo é quase um pontinho, tornando o usar mais simples.

Floral

Ainda um tabu para muitos homens, não tem mais como negar: as flores entraram para o armário masculino de vez. Quer você queira ou não. O segredo para usar é combinar as estampas florais à outras peças mais simples  e de cores neutras, preferencialmente escuras, para dar mais segurança. Comece pelo começo, e invista em camisas de manga curta com a estampa, depois vá de blazers e, finalmente, se se sentir confortável, termine em calças.