Óculos Ray Ban clássicos: a história da marca e os modelos eternos [especial Aviador e Wayfarer] 

Quando você pensa em óculos de sol para homens, qual é a primeira imagem que vem à cabeça? Provavelmente alguma em que os clássicos modelos Ray Ban Aviador ou o eternamente cool óculos modelo Ray Ban Wayfarerestão presentes. E o que esses dois modelos tem em comum? Ambos se tornaram óculos Ray Ban clássicos, sendo popularizados pela marca de óculos escuros mais popular de que se tem notícia.

Hoje, o Blog da Men’s conta um pouco sobre a história da Ray Ban e desses dois modelos icônicos.

Era uma vez… a história da Ray Ban

Reza a lenda que, em 1937, o tenente e piloto de testes da Força Aérea dos Estados Unidos John McCready, que costumava fazer passeios de balão, teve a retina machucada em um desses vôos por conta da alta luminosidade do sol.

Por conta desse problema, ele teria sugerido à empresa Bausch & Lomb que desenvolvessem uma proteção ocular para pilotos de caça, que sofriam com problemas de visibilidade por conta desse mesmo tipo de raio solar durante o vôo.

A empresa, então, apresentou o modelo Anti-glare Aviator – que logo se tornou apenas Aviator – inspirado nas primeiras máscaras de vôo para pilotos.

As lentes verdes em cristal mineral especial refletiam e bloqueavam um alto porcentual de luz visível, além de raios ultravioleta e infravermelhos.

A armação, banhada à ouro, pesava singelos 150 gramas. Logo, o modelo se tornou um sucesso entre os militares norte-americanos, o que fez a empresa batizar a nova marca com uma mescla de Ray – raio, em português – e Ban – primeiras letras do verbo banish, banir em português -, já que o objetivo dos óculos era eliminar a incidência de raios solares.

óculos Ray Ban clássico
General Douglas MacArthur no desembarque nas Filipinas

Para consolidar de vez a áurea icônica do Ray-Ban Aviador, um dos mais importantes generais do exército norte-americano durante a 2ª Guerra Mundial, Douglas MacArthur, foi fotografado usando o modelo pela revista Life – então símbolo do melhor jornalismo e fotojornalismo da época – no desembarque na praia de Palo, nas Filipinas. Era o início de uma lenda que envolvia óculos Ray Ban clássicos.

O segundo grande sucesso: óculos modelo Ray Ban Wayfarer

Com o modelo Aviador, óculos Ray Ban clássico, consolidado, em 1952, a marca lança o seu segundo modelo mais popular, o óculos modelo Ray Ban Wayfarer.

Criado pelo designer Raymond Stegman, seu desenho foi inspirado nos carros chamados “rabo de peixe”.

O Wayfarer logo foi adotado por figuras como Bob Dylan e caiu no gosto dos jovens.

óculos Ray Ban clássico
Bob Dylan, John F. Kennedy e Lou Reed: fãs de Ray-Ban

Esse foi o primeiro modelo de óculos Ray Ban a ser usado por mulheres, principalmente graças ao filme “Bonequinha de Luxo”, no qual Audrey Hepburn aparece com o Wayfarer, usando suas clássicas maquiagens com o óculos como acessório.

O sucesso do filme e o estilo icônico da atriz transformaram o modelo de óculos Ray Ban clássico, num dos mais queridos pelas mulheres também.

óculos Ray Ban clássico
Audrey Hepburn na clássica cena de “Breakfast at Tiffany’s”

Óculos Ray Ban clássicos em Hollywood

A relação estreita dos modelos de óculos Ray-Ban com o cinema foi muito além de “Bonequinha de Luxo”. Alguns grandes sucessos da telona ajudaram a construir a reputação icônica dos modelos Ray Ban Aviador e o Wayfarer, transformando-os em verdadeiros clássicos do estilo.

Em 1980, o lançamento de “Os Irmãos Cara de Pau”, com John Belushi e Dan Aykroyd usando o Wayfarer, voltou a colocar o modelo em pauta.

Três anos depois, Tom Cruise estrela “Negócio Arriscado” e uma das cenas mais clássicas do longa conta, novamente, com o Wayfarer.

O Wayfarer ainda apareceu em “Batman”, onde Jack Nicholson usa Ray Ban, ao estrelar seu icônico Coringa, e mais recentemente em “MIB – Homens de Preto”.

Em 1986, de novo ele, Tom Cruise, interpretando um piloto de caça em “Top Gun – Ases Indomáveis”, usa o óculos Ray Ban clássico Aviador, no melhor estilo garoto americano.

óculos Ray Ban clássico
Cenas de “Negócio Arriscado”, “Os irmãos Cara de Pau” e “Top Gun”

Aqui, a gente selecionou algumas das interpretações mais bacanas que os dois modelos de óculos Ray Ban clássicos ganharam ao longo dos anos – além, é claro, dos Wayfarer e Aviador clássicos – pra você escolher qual versão mais agrada e cai bem com o seu estilo. Abaixo mais algumas opções de óculos escuro Ray Ban.

E se você quiser misturar o clássico com o que há de mais moderno na moda para óculos, que tal investir no cordão para óculos de sol masculino? Eles são ótimas opções para ir do clássico ao moderno com o mesmo modelo do acessório.

óculos Ray Ban clássico

1. Aviator Clássico                                             2. Outdoorsman

3. Aviator Light Ray                                           4. Aviator Liteforce

óculos Ray Ban clássico

1. Wayfarer Clássico                                            2. Wayfarer Fleck

3. New Warfare                                           4. Folding Wayfarer

Os óculos Ray Ban clássicos são recebem esse adjetivo sem razão. Os clássicos se adequam a estilos diferentes, adicionando personalidade em todas as ocasiões. Entretanto, se você também quer conhecer outras marcas que estão entre as mais estilosas do mercado, fizemos um TOP 5: óculos de sol!

Quer um visual ainda mais forte? Acesse as dicas do artigo; Corte de cabelo e barba para homens de óculos“. 

No e-commerce da Men’s Market você encontra modelos de óculos escuros clássicos masculinos, além de cordões e outros acessórios para completar o seu estilo. Acesse nossa área de óculos de sol e cordões e escolha o seu!

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

—> Acesse a nossa loja agora e cuide de você! <—