O que é bom sempre volta: Double-Breasted Jacket

É bem verdade aquele dito popular que diz: “tudo que é bom permanece ou acaba voltando”. Na moda não é diferente. Na alfaiataria então, o tradicional tem sempre o seu espaço garantido. Os mais antigos vão se identificar mais, mas com certeza a geração mais nova deve apostar nesse estilo de traje.

Para os amantes dos bons costumes (literalmente), lhes reapresento o Double-Breasted Jacket. Conhecido antigamente como “jaquetão” ou “casacão”. Atualmente chamamos de blazer/paletó de botão duplo ou transpassado.

Peça considerada para o uso dos mais conservadores, no seu surgimento pelos anos 20, hoje recebe um toque moderno, cortes mais secos e rentes ao corpo, mesclando a classe com elegância e tradição.

Possuem três conhecidas formas, bem semelhantes, mas não iguais:

RM1

Percebam a mudança na profundidade da lapela e o posicionamento dos botões. Ficando o primeiro e o último entre os mais usados na atualidade.

RM2

Reparem no corte rente ao corpo. Até ontem se considerava uma peça extremamente formal, mas no exemplo acima, podemos notar como foi bem utilizada com calça jeans e camisa sem gravata.

RM3

A combinação perfeita senhores.

Embora ainda não existam boas opções no mercado brasileiro, a peça tendência em todas as feiras de moda no mundo em 2015, ainda tende a permanecer no gosto masculino por muitos anos. Procurem na loja masculina mais próxima ou optem pela boa mão de um alfaiate de confiança. Realmente vale a pena investir e depois de usado, poucos voltam ao tradicional blazer ou paletó de botão simples.

imagem_1

Por Rodrigo Matukait, apreciador da boa moda masculina e alfaiataria.
@institutomodamasculina @rodrigomatukait